Como ganhar mais. Habilidades mais valorizadas


O primeiro e mais importante investimento é aquele que você faz em você mesmo. A renda que você consegue gerar através do seu trabalho é a sua fonte primária de recursos para a construção da sua riqueza. É do seu salário ou dos rendimentos do seu negócio que você tirará os recursos que precisa para construir seu patrimônio. Os investimentos financeiros servem para preservar e multiplicar o dinheiro que você já ganhou através da sua atividade profissional.

Uma recente uma reportagem mostrou que muitos brasileiros, neste momento, estão procurando um “Plano B”. Uma pesquisa mostrou que 25% dos brasileiros tinham uma segunda atividade para complementar a renda. Alguns anos depois o número saltou para 48%  (fonte).

Ter uma atividade profissional paralela (renda extra) pode ser uma boa opção para alguns. Pretendo falar sobre isso em outros artigos. O problema é que muitos profissionais já estão sobrecarregados com o trabalho que realizam. Durante as crises as empresas exigem mais resultados dos seus funcionários.

Não é por estar empregado que você tem o direito de parar de investir em você mesmo. Você precisa investir em novas competências e habilidades pelo resto da sua vida para se manter bem posicionado na sua área de trabalho. É uma questão de sobrevivência. Ou você faz isto, ou em poucos anos você estará fora do mercado.

A peneira acontece fortemente nos momentos de crise econômica. Não existe espaço para profissionais acomodados atualmente. Existem pessoas que passam muitos anos acomodadas, ganhando o mesmo salário, no mesmo cargo, fazendo as mesmas coisas da mesma forma. Se você se identifica com este tipo de comportamento, você corre riscos.

São nas crises que as empresas começam a elaborar listas para demissões. As pessoas que são menos produtivas, que menos investiram na própria carreira, que menos desenvolveram novas competências e habilidades, são as mais lembradas nestas horas. Se você é profissional liberal ou possui um negócio, esta seleção natural acontece através do próprio mercado de maneira ainda mais rápida. Somente os mais eficientes e competentes conseguem manter-se em tempos de crise.

Uma habilidade é a capacidade de transformar conhecimento em ação e que resulta em um desempenho desejado. Competência é o conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes (C.H.A.) que você aplica no seu trabalho de forma conjunta e integrada para atingir os resultados que deseja.

Você precisa investir:

Existem três tipos habilidades que você deveria se preocupar se o seu objetivo é crescer profissionalmente. Crescimento profissional resulta em maior renda e mais recursos para investir e conquistar uma maior independência financeira. Este é o caminho. Infelizmente, na maioria das vezes, as pessoas só se preocupam com uma ou duas habilidades e esquecem as outras. Qual delas você está deixando de lado?

💰 Habilidades Técnicas: envolvem o como fazer as coisas, envolve conhecimento especializado, execução de técnicas. Normalmente é este tipo de habilidade que você desenvolve quando faz uma universidade ou quando realiza qualquer curso ou treinamento que ensina um conjunto de procedimentos ligados a uma determinada área do conhecimento. Para iniciar uma atividade que complementa sua renda, basta desenvolver novas habilidades técnicas, ou seja, basta aprender a fazer uma coisa nova que se transforme em um negócio. O profissional que só possui habilidade técnica é mais fácil de substituir ou demitir para depois recontratar.

💰 Habilidades Humanas: envolvem a maneira como você lida com as pessoas. É esta habilidade que separa aquele que passará a vida toda recebendo ordens dentro de uma empresa e aqueles que terão funções de liderança. As escolas e universidades não se preocupam com o ensino desta categoria de habilidade. Sua competência para lidar com pessoas ou grupos de pessoas pode ser desenvolvida. Este tipo de habilidade reflete diretamente no valor que o mercado de trabalho está disposto a pagar por cada hora do seu trabalho. Esta habilidade envolve a sua capacidade de comunicar, motivar, coordenar, liderar, persuadir e resolver conflitos envolvendo pessoas.

💰 Habilidades Conceituais: envolvem a maneira como você lida com as ideias. Nem todo mundo consegue lidar com ideias, conceitos, teorias e abstrações. São poucos os profissionais que conseguem ter uma visão do todo. Se você pretende crescer profissionalmente ou iniciar um empreendimento é importante desenvolver as competências necessárias para pensar, raciocinar, diagnosticar para depois formular alternativas de soluções de problemas. Estas habilidades também refletem diretamente na renda de empregados, profissionais liberais e empresários.

Se você não investir em você mesmo para dominar pelo menos uma destas três categorias de habilidades, você terá problemas. Pessoas com grande habilidade técnica são empregados bem remunerados. Pessoas com grandes habilidades humanas e conceituais se transformam em grandes vendedores, gerentes, diretores, executivos, presidentes das corporações ou prosperam abrindo seu próprio negócio.

Você só faz parte da paisagem?

Existem profissionais dentro das empresas que fazem parte da paisagem. Também existem profissionais liberais que fazem questão de serem apenas mais um entre muitos. O pior é que muitos destes consideram vantajoso permanecerem longos períodos em posições sem relevância dentro das empresas ou no mercado. São pessoas que realizando um trabalho dentro da média. Não fazem nada além do que é esperado para que se mantenham empregados, nem mais e nem menos. Este tipo de profissional se preocupa mais com seus direitos do que com aquilo que podem oferecer para o mercado. Costumam ser pessoas que vivem reclamando do chefe, da empresa, do salário, dos colegas de trabalho e dos clientes que atende.

Se você se identifica com isto tudo, você precisa acordar para a nova realidade que estamos vivendo. O tempo em que as empresas brigavam desesperadamente por qualquer profissional, de qualquer área,  já acabou.

Desenvolva habilidades que valem ouro:

Se você pretende prosperar financeiramente, não pode desenvolver apenas suas habilidades técnicas (como fazer, como ganhar mais dinheiro, como investir, como conseguir maior rentabilidade). Estas habilidades são importantes, mas se você não trabalhar as habilidades humanas e conceituais, você estará condenado a passar o resto da sua vida equilibrando pratos, fazendo malabarismos para chegar no final do mês com sua renda mensal, buscando atalhos para aumentar seu poder de compra através de empréstimos e até bicos fora do expediente.

Vou dar um exemplo:

Um exemplo de habilidade importantíssima é a sua capacidade de comunicar. Você já deve ter percebido que os melhores profissionais de cada área, aqueles que são mais reconhecidos dentro do mercado, não são os que sabem mais (habilidades técnicas), são os que sabem comunicar melhor (habilidades humanas). Vamos imaginar que você fez grandes investimentos para se transformar em um profissional altamente preparado. De nada vai adiantar se você não for capaz de comunicar suas habilidades para o mercado.

As pessoas só irão valorizar aquilo que você faz se você for capaz de mostrar isto para elas. Existe uma multidão de profissionais altamente preparados, com grandes habilidades técnicas, que estão neste momento confinados dentro de escritórios de empresas privadas e públicas. Vão passar o resto da vida recebendo ordens de pessoas menos preparadas tecnicamente, mas que sabem se comunicar, sabem persuadir, sabem liderar, sabem vender e expor suas ideias publicamente.

Muitos educadores possuem muitas habilidades técnicas, mas sem as outras habilidades, a transmissão do conhecimento fica prejudicada. Você provavelmente já teve professores com grande conhecimento técnico, mas que não sabiam transmitir este conhecimento. São pessoas capazes de promover aulas chatíssimas e entediantes. Quando estas pessoas chegam em cargos de chefia, não conseguem motivar suas equipes, não conseguem se relacionar com as pessoas da melhor forma e não conseguem vender suas ideias.

Recentemente fiz uma pesquisa entre os leitores do Clube dos Poupadores. Identifiquei muitos leitores que não conseguem ter dinheiro suficiente para investir. Se você é uma destas pessoas, já pensou na possibilidade de investir no desenvolvimento de novas habilidades, principalmente aquelas que são mais valorizadas pelo mercado onde você atua?

Muita gente tenta aumentar a renda aumentando o número de horas trabalhadas. O ideal seria valorizar o seu tempo, ganhar mais trabalhando o mesmo número de horas. O valor da sua hora trabalhada depende das suas habilidades. Você tem o controle sobre o valor do seu tempo. Se as pessoas não valorizam o seu trabalho, tenta identificar onde está o problema. Será que suas habilidades técnicas são pouco valorizadas? Será que você não deveria investir em novas habilidades técnicas, humanas e conceituais?

É claro que cada pessoa é diferente da outra e você certamente sabe quais são as habilidades que você precisa desenvolver para melhorar a sua renda mensal. Se você não sabe, observe quem são os profissionais considerados referência no mercado. Verifique quais são os profissionais mais bem-sucedidos. Quais habilidades você identifica nestas pessoas que você pode desenvolver?


Receba um e-mail quando novos artigos forem publicados, inscreva-se no Clube dos Poupadores. Ative as notificações no seu navegador clicando aqui ou no sino vermelho no canto inferior direito desta página

Sobre o Autor:

Leandro Ávila é educador financeiro formado em administração de empresas e especializado em investimentos. Por acreditar que a educação financeira pode transformar vidas, criou o Clube dos Poupadores para compartilhar seus artigos e livros sobre Independência FinanceiraInvestimentos em AçõesInvestimentos em Títulos PúblicosInvestimentos em CDB, LCI e LCA, e em Imóveis.
newest oldest
Daniel
Visitante

Oi Leandro. Muito bom artigo como sempre. Venho te acompnhando de longe, parabéns!!
Gostaria de deixar uma dica sobre isso de bicos..sou dono de um site chamado Só Bicos que está no Brasil há mais de 3 anos.. posso lhe dizer que muitas pessoas tem acessado, entrado e o seu artigo ilustra isso..as pessoas estão buscando alternativas. Nao quero deixar o nome do site para noão fazer spam mas é só buscar no Google por Só Bicos e verá.. Um abraço e parabens pelo artigo mais uma vez!! abraços, Daniel

Ricardo
Visitante
Ricardo

Olá Leandro,

Excelente artigo! Atualmente trabalho em uma pequena empresa, tenho um bom salário – não sou casado e nem tenho filhos, mas nesta empresa onde não vejo possibilidade de crescimento profissional no curto e médio prazos. Porém, recentemente terminei a pós-graduação em uma área que gostei bastante e que remunera muito bem, mesmo em períodos de crise.

Apesar de eu não ter experiência comprovada, quero estudar mais e me aprofundar área para que eu possa ir atrás de oportunidade melhor e ganhar mais.
Eu fiz um curso do Leonardo Rocha – Minha Mente Milionária – e teve uma das dicas que ele deu no treinamento que eu achei sensacional: Para maximizar nossos investimentos não podemos só pensar em aumentar a economia que fazemos do nosso salário, temos que tentar sempre ganhar mais. Isso que permitirá que nós consigamos multiplicar nosso patrimônio. Mais as dicas que você expôs neste seu artigo só veio a complementar e enriquecer ainda mais as ideias que eu já tinha.

Muito obrigado e mais uma vez, parabéns pelo excelente trabalho.

Abraços.

Victor F.
Visitante
Victor F.

Leandro, tem um erro no 5º parágrafo, última linha: “Corre ricos”. E mais uma vez, excelente artigo. Parabéns!

Ricardo
Visitante
Ricardo

Concordo plenamente, Leandro. Nós somos os únicos responsáveis pelo nosso destino. É comum cair na tentação de culpar outros entes, principalmente o da mão pesada. Obrigado pelo trabalho.

Rhayan
Visitante
Rhayan

Mais uma vez parabéns, fico muito alegre quando recebo um e-mail seu, sou contemplado por mais um post com muita informação preciosa e gratuita.

Rafael Franco
Visitante
Rafael Franco

Que bacana Leandro! O dia a dia é tão corrido e tão cheio de obstáculos que a gente acaba esquecendo de pensar nessas questões pessoais.

Gabriel
Visitante
Gabriel

Olá. O final do artigo fala que deve-se saber quem são as referências de profissionais no mercado de trabalho.
Curso engenharia química na faculdade e quero saber por onde eu pesquiso por profissionais bem sucedidos nessa área.
Valeu e abraços.

Anklas Magalhães
Visitante
Anklas Magalhães

Olá, bom texto Leandro!

Concordo com quase tudo que falou no texto, mas tem alguns detalhes que necessitariam ser abordados. No Brasil arruma-se muito emprego pelo famoso Q.I (quem indica). Todas as habilidades que falou são realmente importantes, mas quando a pessoa não se tem o famoso Q.I, nada adianta. Digo isso porque presencio isso todos os dias no meu serviço. O antropólogo Roberto da Matta fez vários livros abordando o aspecto dessa cultura no Brasil comparando com a cultura americana. No Brasil vale mais o aspecto relacional do que o técnico para se conseguir as coisas. Link:
https://www.bulevoador.com.br/2011/02/a-luta-pelos-direitos-no-brasil-entre-a-teoria-e-a-pratica/

Adriana
Visitante
Adriana

Bom dia Leandro!

A cada artigo seu que leio, percebo o quanto estava estagnada em minha vida pessoal e financeira.
Agradeço de coração por estar me dando essa oportunidade de crescer mentalmente. Desejo-lhe sucesso, saúde pra que possas continuar nos proporcionando esses momentos.

Att,

Adriana

Danilo
Visitante
Danilo

Mais um excelente artigo, Leandro. Muito obrigado suas dicas são valiosas!

Eu sou uma dessas pessoas que tem dificuldades na área de Comunicação. Sempre acho que não expresso bem as ideias que penso, assim eu iniciei um Coaching de Comunicação Empresarial para tentar melhorar essa habilidade. Você tem algum livro para me indicar a respeito desse assunto ou qualquer outro tipo de material de apoio??

Muito obrigado!!!

Rodrigo
Visitante
Rodrigo

Ótimo artigo Leandro. Parabéns.

Estou no último ano de graduação na USP e reconheço que as universidades, pelo menos em cursos de exatas, não investem no desenvolvimento das habilidades humanas.

Edilson
Visitante
Edilson

Oi Leandro.
Que artigo inspirador!
Sabe, sou professor concursado de um município aqui no sul e estou sempre equilibrando minhas contas pra não ficar no vermelho. Nos últimos tempos tenho procurado maneiras de aumentar minha renda. Mas agora, olhando para minhas habilidades e competências , sei que tenho muito a ensinar aos professores que estão iniciando na carreira. Tenho muitas dicas e macetes que podem facilitar a suas vidas na escola.
Penso que poderia gravar vídeos mas não sei por onde começar. E também teria que aprender a falar com um público diferente (trabalho com crianças).
Sabe como me ajudar com isso?
Novamente, parabéns pelo artigo. Me deixou muito motivado a melhorar profissionalmente.

Willian Magno
Visitante
Willian Magno

Leandro,

Mais um artigo formidável. Parabéns pelo belo trabalho! Faço questão de compartilhar com meus amigos.

Um grande abraço!

Willian

Ricardo
Visitante
Ricardo

Bom dia Leandro,

Quero dizer que acompanho seu site já faz algum tempo e ele foi de grande importância para que eu começasse a investir.
Lá você ensina de forma muito didática e clara, deixando o mercado de investimento acessível para muitos iniciantes.

Ganhei um dinheiro do meu avô e ele estava parado na poupança, para ao menos preservar seu potencial econômico, resolvi investir no Tesouro Direto.

Fiz meus primeiros investimentos no Tesouro Direto através da corretora Rico.

Comprei 3 tipos de ativos, LFT, IPCA 2021 e NTN-B PRIN 2035

Ontem vendi as NTNB-P 2035 para compra-las novamente com uma taxa melhor, mas para minha surpresa, minhas contas não estavam corretas e acabei gerando um prejuízo.

Quero pedir sua ajuda, para identificar o que fiz de errado para não cometer o mesmo erro novamente.

Investi em NTNB-P 2035 o valor de R$ 9.985,28 no dia 25/08/2015 com uma taxa acordada de 7,09%+Inflação.

No dia 27/08/2015 (domingo de noite) o site da corretora mostrava que o valor atual do meu investimento era de R$10.062,99. Um ganho bruto de R$77,71 Sem descontar as taxas.

Havia passado 32 dias corridos e 22 dias úteis.

Descontando taxa da BMF de 0,40% + taxa da corretora de 0,10% + IR 22,5% + IOF(? 32 dias).

Pensei que não teria rendimento, mas não imaginei que fosse diminuir o capital inicial investido, mas para minha surpresa, o valor do resgate que apareceu em minha conta foi de R$9.842,57.
Um prejuízo de R$142,71.

Momentos antes da venda, consultei a calculadora do tesouro com ajuda do campo de “venda antecipada”, lá mostrava que ainda tinha rendimento liquido. Mas não foi o que aconteceu de fato, sendo que tive uma perda de quase de 1,5%.

Gostaria de entender o que aconteceu, se vc poder me ajudar, seria de imensa ajuda.

Obrigado pela atenção.

Tudo de melhor para vc.

Abraço.

Bruno Sales
Visitante
Bruno Sales

Olá Leandro!

Primeiramente gostaria de parabenizá-lo pelos artigos postados no site. São de muita valia e ajudam muito no entendimento da educação financeira.

Tenho uma dúvida em relação aos títulos públicos do TD: LFT (Tesouro Selic) e LTN (Prefixado) Fiz uma simulação no site do Tesouro de uma compra hoje no valor de 5.000,00 de Tesouro Selic 2021 com taxa de 14,15%. O resultado líquido foi de 9.239,66 com rendimento de 11,99%.

Fiz outra simulação de compra no mesmo valor de Tesouro Prefixado 2021. O resgate líquido deu 9.939,51 com rendimento líquido de 13,93%.

Nesta situação, a minha dúvida é a seguinte:
Como o rendimento do Prefixado foi maior nessa simulação, e considerando a taxa Selic de 14,15% de hoje para a LFT, seria melhor comprar LTN, considerando ainda que a taxa Selic da LFT pode reduzir ao longo dos próximos 6 anos? O rendimento da LFT poderia ser ainda menor?

Obrigado.
Um abraço e parabéns!
Bruno Sales

Leonardo
Visitante
Leonardo

Leandro, parabéns pelo artigo. Investir em si próprio é o melhor investimento e é aquele que lhe dará maior retorno no futuro. Hoje penso em fazer um mestrado para poder desenvolver um negócio próprio. Acredito que com conhecimento tudo se desenvolve melhor.

Danilo
Visitante
Danilo

Oi Leandro,
Tenho acompanhado seu blog ha algum tempo e gostaria de parabeniza-lo pelo trabalho! Principalmente no que se refere a todas as fontes e referencias que voce usa e são sempre citadas para futura pesquisa.
Isso mostra uma segurança e um diferencial muito grande dentre os blogs.

Muito bom o artigo acima, ja vivi e vi muito do que foi citado acontecer na minha area nos últimos 10 anos e so tenho que concordar com o artigo!

Mais uma vez, parabéns!

Sergio Ricardo Bueno
Visitante
Sergio Ricardo Bueno

Leandro,

Muito obrigado pelos artigos que vc tem disponibilizado, isso verdadeiramente ajuda no nosso aperfeiçoamento pessoal. Não conhecia, até um amigo meu me apresentar, dai me cadastrei, tenho lido e ponderado tais artigos, muitos dos artigos aprendi na minha graduação, no entanto tua liguagem é bastante prática e de fácil compreensão ajudando no entendimento. Mais uma vez muito obrigado.

Gustavo
Visitante
Gustavo

Excelente artigo! Exatamente o que estava procurando pra entender mais os meus próximos movimentos a fim de fazer mais dinheiro. Essa teoria das tres habilidades é incrível. Me fez entender facilmente algo que achava um tanto abstrato… Apesar de talvez nunca ter comentado em seu site, sou leitor assíduo do mesmo há pelo menos um ano. Parabéns por tanta dedicação e excelência em seus artigos. Obrigado.

Flavio
Visitante
Flavio

Olá,
tenho uma dúvida … se eu comprar uma NTNF 2025 e no dia 01/01/2016 (pagamento do cupom) não quiser resgatar esse valor, isso seria possível ? (reinvestir com a mesma taxa do contrato 16,36%) ?
Obrigado e parabéns por esse site incrível !!!

Valter Gomes
Visitante
Valter Gomes

Boa noite Leandro.
Sou correntista e aplico em LCI e FIC MARTE no Bradesco,e acho que não estou tendo um bom retorno, pois a LCI está em torno de 7,49% e o Fic tem taxa de administração e IOF além de Imposto de Renda..
Gostaria de saber também se é viável fazer as aplicações através da Corretora Bradesco.

Obrigado.

Kennedy Silva
Visitante
Kennedy Silva

Realmente é muito bom quando você se espelha em alguém que é referência e com diversas habilidades, ainda mais quando você tem contato pessoalmente! Muito o artigo pra fazer refletir e lembra desses detalhes/habilidades.

Rafael Nakamura
Visitante
Rafael Nakamura

Parabéns por mais um excelente artigo.

Misael da Silva
Visitante
Misael da Silva

Parabens por mais excelente artigo.
Que cada dia aprendo com seus artigos.
Obrigado por tudo.

Miriam
Visitante
Miriam

Ótimo artigo mais uma vez. Obrigada!!!! Você tem algum artigo que fale do curso Minha mente Milionária do Leonardo Rocha?

Marcelo Henrique
Visitante
Marcelo Henrique

Oi Leandro. Parabéns por mais este artigo. O maior investimento que uma pessoa pode fazer é em si mesma. Investir em educação e cultura. Sou profissional liberal (advogado), e confesso que sempre que recebo seu email informando novos temas, leio com atenção. São muitos bons. Uma coisa interessante que percebo na minha area de atuação é como as pessoas não investem em estudo. É fundamental estudar para aprender. Mas as pessoas não estudam, tem preguiça. A situação deste país reflete o nível de preparação que sua população possui. Muito obrigado pelos ensinamentos que você nos transmite. Agradecido de verdade.

Gleusson Cavalcante
Visitante
Gleusson Cavalcante

Olá Leandro, parabéns pelo ótimo artigo, estou estudando muito nessa área de educação financeira e desde que comecei a acompanhar seus artigos tenho ampliado muito meus conhecimentos sobre o assunto.
E essa matéria sobre palestras mexeu com a menina dos meus olhos sempre admirei muito a arte das palestras e tenho desejo de me aventurar por esse caminho.

Obrigado por mais esse empurrãozinho! Forte abraço

Lara
Visitante
Lara

Leandro, gostaria de saber se você também faz palestras sobre educação financeira. Sempre dedico o restinho de toda a sexta-feira para atualizar-me sobre questões financeiras e o seus textos sempre são os mais inspiradores. Você é o “cara” !

Abraço!

Joel Rocha
Visitante
Joel Rocha

Sensacional artigo!
Trabalho a 13 anos em uma empresa e cheguei ao cargo de coordenador.
Através do seu artigo descobri que sou um ótimo técnico profissional e para subir na carreira ( Como vários colegas) preciso melhorar mais minhas habilidades humanas! Muito Obrigado!

PS. Você tem algum curso para recomendar nessa área? Já li vários livros sobre comunicação, mas acredito que num curso é melhor para desenvolver as habilidades na pratica.

Wilson
Visitante
Wilson

Parabens Leandro, muito bom o artigo.

Augusto Nery
Visitante
Augusto Nery

Boa tarde , Leandro. Quero parabenizar a sua iniciativa com a idealização e concretização do projeto Clube dos Poupadores que tem, com certeza, ajudado centenas e porque não dizer, milhares de pessoas. Como administrador de empresas que sou, também, fico muito feliz em saber que existem pessoas assim como você que acreditam que este país pode ser muito melhor para nós e para as gerações futuras. Continue assim. Um forte abraço
Augusto Nery
São Luís – MA

Elis Freires
Visitante
Elis Freires

Este artigo vem de encontro justamente num momento que estou decidida em mudar de profissão.
Leandro, vou estudar muito para me profissionalizar como trader. Acredito no meu potencial e com certeza irei fazer um ótimo trabalho. Aproveito pra agradecer pelos grandes aprendizados, inclusive, se hoje tenho uma mente mais aberta pra essa nova possibilidade, se deve muito a você. Obrigada!

Junte-se a mais de 250.000 leitores
Inscreva-se
Seja o primeiro a receber novos artigo no seu e-mail:
Experimente, é grátis e você pode cancelar a inscrição a qualquer momento.
close-link

Compartilhe com um amigo