Sem estratégia não adianta ter objetivos

Todo início de ano as pessoas definem objetivos e se esquecem da estratégia. De nada adianta ter um objetivo para este ano se você não dedica tempo e energia para traçar a estratégia que utilizará para atingir seus objetivos.

É por isto que os anos se passam e você não consegue atingir todos os objetivos que traçou.

A palavra “estratégia” vem do grego e está relacionada com a guerra. Viver não deixa de ser uma longa batalha, onde seu principal inimigo é você mesmo. Veremos, mais na frente, que grande parte dos inimigos que te impedem de atingir seus objetivos estão dentro de você. A luta é entre você e você mesmo.

Uma definição de estratégia que gosto muito:

Estratégia é a arte de aplicar com eficácia os recursos de que se dispõe ou de explorar as condições favoráveis de que porventura se desfrute, visando ao alcance de determinados objetivos.

Você possui uma estratégia (um plano) para aproveitar as oportunidades e os recursos que você possui (seu dinheiro, seu conhecimento, sua força de trabalho, seu tempo, etc) para atingir os objetivos que você escolheu na sua vida?

Se você ainda não definiu objetivos para sua vida, comece agora. Defina seus objetivos. Se você já tem objetivos comece a pensar nas estratégias. Se você já tem estratégias, avalie os resultados e se for o caso mude suas táticas.

Normalmente as pessoas se preocupam mais em aprender táticas sem terem uma estratégia definida. A pessoa que pretende aprender como obter uma rentabilidade maior nos investimentos está preocupada com táticas e nem sempre possui uma estratégia para sua vida. Muitos leitores aqui do Clube dos Poupadores se preocupam muito com táticas e esquecem-se do plano, ou seja, esquecem-se de elaborar uma estratégia.

Tática é a habilidade de fazer, enquanto a estratégia é planejar o que deve ser feito para se atingir seus objetivos.

A felicidade é um objetivo na vida de todos nós. O que você acredita que fará você feliz é o que te difere de mim e de todos os outros.

O que fazemos para buscar o que nos trará felicidade também nos difere e por isto temos uma enorme diversidade de caminhos para escolher e seguir.

Assista este vídeo rápido do Prof. Heni Ozi Cukier (ESPM e FGV):

Qual sua justificativa?

Se você não conseguiu atingir seus objetivos no ano passado é provável que você tenha algumas histórias para justificar o seu insucesso.

Como disse anteriormente, o nosso maior inimigo é interno e não externo. Nossas estratégias (nosso plano de guerra) precisam combater nossos pontos fracos, vícios e maus hábitos para que possamos atingir nossos objetivos de agora em diante.

“Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem batalhas. Se você se conhece, mas não conhece o inimigo, para cada vitória ganha sofrerá também uma derrota. Se você não conhece nem o inimigo nem a si mesmo, perderá todas as batalhas.” Sun Tzu

Isto vale para todas as áreas da nossa vida e não apenas para sua vida financeira. Tudo está conectado. Na verdade, os nossos vícios e hábitos que interferem na nossa estagnação profissional e financeira são os mesmos que nos impedem de manter uma vida mais saudável e de manter boas relações com as pessoas que nos cercam.

Usamos histórias que justificam, de forma inconsciente, para perpetuar resultados que não gostaríamos de manter na nossa vida. Esta forma de agir é que nos afasta das nossas estratégias para atingir nossos objetivos.

Isto significa que se não combater seus pontos fracos, não conseguirá colocar a estratégia em prática.

Felizmente, ter consciência das suas fraquezas e refletir sobre elas já será grande parte da solução do seu problema. A sua reação é automática quando está conscientizado. Sem a conscientização toda tentativa de mudança é insustentável.

Veja uma aula gratuita que faz parte do curso O Poder do Foco do Prof. Paulo Vieira que trabalha com treinamentos de inteligência emocional. Ele vai falar, de forma muito dura e direta, sobre histórias e justificativas que prejudicam sua vida.

O que você poderia fazer agora?

Preparei uma lista de sugestões para que você comece a traçar seus planos para o ano.

1) Definia objetivos de curto, médio e longo prazo. Curto (1 ano), Médio (5 anos), Longo (10 anos). Estes prazos são apenas uma sugestão. Nosso cérebro só funciona com objetivos claros. Se você não tem um objetivo, você não sabe para onde ir, não sabe que caminhos seguir, não consegue enxergar as oportunidades que aparecem a todo o momento.

2) Reflita sobre o que você precisa fazer agora para atingir estes objetivos no futuro. Você precisa elaborar um plano de ação e isto vai exigir tempo. Não se prepara um plano em alguns minutos e nem do dia para a noite. Um plano é uma coisa que você precisa elaborar com paciência e muita reflexão. Materialize este plano tirando ele da sua cabeça e colocando no papel ou no seu computador. Seu cérebro precisa de números, datas, prazos e dados concretos. Descreva claramente onde você se encontra, para onde pretende ir e o que falta (novos conhecimentos, decisões, atitudes, recursos, etc) para atingir seus objetivos.

3) Aprenda mais. Esteja aberto para aprender mais. Invista mais tempo estudando (estudar não é chato, mude primeiro este conceito limitador). Se duas pessoas estiverem diante de uma oportunidade, só aquela que teve mais acesso a educação terá capacidade de enxergar e aproveitar esta oportunidade, mesmo que esteja diante dos olhos. Aprenda mais sobre aquilo que você sabe pouco. Não preciso dizer o que você precisa aprender. Você já sabe quais são suas dificuldades e limitações. Você sabe o que deveria aprender para melhorar diversos aspectos da sua vida profissional, financeira e até emocional. As livrarias estão repletas de livros que custam valores insignificantes. Muitos autores gastam uma vida inteira estudando um assunto para disponibilizar tudo que aprenderam de forma didática a troco de algumas dezenas de reais. Normalmente as pessoas gastam mais dinheiro com bebidas alcoólicas durante a vida do que com livros e cursos. Normalmente as pessoas reclamam mais dos preços dos livros do que do preço das bebidas alcoólicas. Não existe nada que justifique viver na ignorância nos dias de hoje.

4) Duvide das suas certeza. Você tem uma opinião formada sobre tudo? Você pode ter um problema. Duvide um pouco de você mesmo e esteja mais aberto para aprender mais e mudar de opiniões. Muitas vezes acumulamos crenças limitadoras sobre diversos assuntos, principalmente na área financeira e profissional.

5) Acompanhe mais o noticiário econômico e político. Acompanhar notícias sobre esporte, novela, filmes, celebridades é um entretenimento como qualquer um, só que muitas vezes consome todo tempo que você poderia utilizar para saber mais sobre a realidade econômica e política que estão interferindo na sua vida.

6) Para ter resultados diferentes no futuro você precisa fazer alguma coisa diferente agora. Fazer o mesmo, como sempre foi feito, te levará para os mesmos resultados. Se você deve, quite suas dívidas. Se você não poupa, comece a poupar. Se você poupa, comece a investir. Se você investe, comece a diversificar e quem sabe empreender no seu próprio negócio. Não importa em que degrau você se encontra, sempre existem mais degraus para subir até atingir sua autorrealização.

 


Receba um e-mail quando novos artigos forem publicados, inscreva-se no Clube dos Poupadores. Ative as notificações no seu navegador clicando aqui ou no sino vermelho no canto inferior direito desta página

Sobre o Autor:

Leandro Ávila é educador financeiro formado em administração de empresas e especializado em investimentos. Por acreditar que a educação financeira pode transformar vidas, criou o Clube dos Poupadores para compartilhar seus artigos e livros sobre Independência FinanceiraInvestimentos em AçõesInvestimentos em Títulos PúblicosInvestimentos em CDB, LCI e LCA, e em Imóveis.
newest oldest
Bruno
Visitante
Bruno

Ótimo artigo.
Obrigado por ele.

Abraço.

Guilherme
Visitante
Guilherme

Oi, Leandro!

Muito legal essa postagem de hoje. É motivacional e nos ajuda a refletir sobre os rumos que tomamos em nossa permanente formação financeira. Só tenho a te agradecer, desde que conheci seu site e suas postagens, pude conhecer bastante sobre o tesouro direto e outros investimentos em renda fixa. Mais recentemente, pude aprender um pouco mais sobre renda variável e já estou investindo em FIIs e ETFs, tendo escolhido corretoras cujas taxas são bastante competitivas.
Enfim, posso dizer que ter entrado em contato com os conhecimentos oferecidos por vc em seu site, e também nos parceiros que recomenda, mudaram minha vida de investidor. Aos amigos, sempre o recomendo como leitura obrigatória inicial para quem quer mudar o rumo tb. Este artigo de hoje fará parte desta recomendação.
Muito obrigado, de verdade!
Grande abraço, Guilherme.

Guilherme Portilho
Visitante
Guilherme Portilho

Ótimo texto!

Luiz
Visitante
Luiz

Muito bom, Leandro.

Tracei o objetivo de montar um site durante o ano de 2015 e esse artigo dá o impulso que eu precisava.

wilson
Visitante
wilson

Achei o site por a caso, acho que estava procurando informações sobre LCI, e cai no clubedospoupadores. Umas das melhores coisas que me aconteceu. Estou achando muito massa. Tenho lido muito sobre os tipos de investimentos e já aprendi bastante – o suficiente para criar coragem e sair da poupança. PARABÉNS leandro pelo trabalho. É difícil prender a atenção das pessoas para assuntos relacionados a economia (costuma ser chato) e vc consegue isso fácil.
Mais um artigo muito bom…

Stenio Delabona
Visitante
Stenio Delabona

Parabéns pelo o artigo, Leandro! Para mim, o que mais ficou marcado no texto foi a questão de sairmos de nossa zona de conforto independente de qual “degrau” estamos e, também, é claro no que tece sobre a importância de termos estratégias.

Mateus piotto
Visitante
Mateus piotto

Parabéns Leandro pelo ótimo artigo, vamos praticar agora !!

dimas
Visitante
dimas

Bem, em 2014 consegui atingir a meta pré-estabelecida e – pra minha surpresa – conseguí superá-la em quase 8%, nada mal para um principiante.

Mas venho acompanhando atentamente suas dicas e ensinamentos Leandro, e agradeço DE VERDADE o esforço que tem feito para passar seu conhecimento a frente.

Espero podermos contar contigo nesse 2015 pois entendo que, como leigo que sou, precisarei prestar muita atenção às dicas e informações que serão passadas durante o ano.

Grande abraço a todos, e feliz 2015!

Adriano
Visitante
Adriano

Mais uma vez um artigo excelente. Muito me impressiona a forma didática pela qual você consegue passar seus ensinamentos. Obrigado por compartilhar um pouco de sua sabedoria.

Claudia
Visitante
Claudia

Eu também descobri o Clube dos Poupadores por acaso, quando estava em busca de mais informações, de entendimento sobre a área financeira. Estou muito satisfeita; tem feito toda a diferença para mim em pouquíssimo tempo. E melhor, você tem feito meu interesse aumentar cada dia mais. Eu, assim como a maioria do povo brasileiro, somos muito ignorantes na área das finanças. Com o meu filho, vou fazer tudo diferente. Muito obrigada Leandro.

William
Visitante
William

Só tenho uma coisa a dizer : Muito obrigado!

Graças a pessoas como você, podemos seguir aprendendo e mudando esses conceitos e princípios falhos que a sociedade e a mídia nos enfiam goela abaixo desde a infância.

Excelente artigo! Te desejo muito sucesso!

Grande abraço.

Sérgio Guimarães
Visitante
Sérgio Guimarães

Olá Leandro,
Parabéns por compartilhar preciosas informações. Conheci seu trabalho a alguns dias e venho aprendendo bastante. Estou criando uma consultoria para desenvolver um projeto empreendedor com nano empreendedores na Base da pirâmide(BdP).
Te desejo muitas conquistas em 2015.
Abraço.

Diego
Visitante
Diego

Ola Leandro, parabens pelo site. Tem sido um enorme aprendizado acompanhar seus posts. Ja percebi em breves comentarios sem meio a posts sua opniao negativa em realcao aos planos de previdencia privada, voce poderia elaborar um pouco o porque? Qual outro produto poderia servir para o emsmo fim? (longo prazo, depositos regulares, etc)

Maria
Visitante
Maria

Excelente artigo

Eliane
Visitante
Eliane

Mais uma vez nos motivando a crescer em todos os aspectos de nossas vidas.
Excelente artigo, assim como todos os outros.
Parabéns!
Um Forte Abraço.

Ivo
Visitante
Ivo

Leandro seus comentários são muito bons mesmo, tenho aprendido bastante e te parabenizo e agradeço pela iniciativa de compartilhar esse valioso conhecimento, um grande abraço e que 2015 seja ainda melhor para todos nós.

Rodrigo Maynard
Visitante
Rodrigo Maynard

Leandro, mt obrigado por suas publicações. Tenho acompanhado muito seus artigos e, através deles, tenho repensado minhas atitudes e meus valores no campo profissional. Esse último artigo eu precisava demais ler pra dar um “estalo”. Temos que ter estratégias sempre!
Grande abraço!

willians
Visitante
willians

Leandro, obrigado pelo artigo, que Deus abençoe e multiplique todas benção sobre sua vida.
Uma pessoa que dedica seu tempo para transferir tanto conhecimento gratuito não tenho palavras para expressar.

Obrigado

Ezequiel Diniz
Visitante
Ezequiel Diniz

Boa noite Leandro,

Suas palavras foram motivadoras e me trouxe a tona o que me dava alegria, tenho 38 anos e comecei a fazer o curso de engenharia, porém , esta trancado.Mas isso me trouxe ao coração a lembrança de que a vida certamente mudará.Obrigado por suas palavras.

Romualdo
Visitante
Romualdo

Olá Leandro, como sempre surpreendente seus artigos. Parabéns!!

Claudia
Visitante
Claudia

Boa tarde Professor!
Seus textos são ricos em sabedoria e despertam interesse e consequente aprendizagem. Parabéns!!! Receba minha gratidão e imensa satisfação! Muito obrigada!!!

Fabio
Visitante
Fabio

Olá Leandro tudo bem?
Que artigo maravilhoso, obrigado por compartilhar.
No momento não tenho objetivos, triste né, como um barco navegando sem rumo.
Pode citar alguns objetivos?

Obrigado.

Marcelo
Visitante
Marcelo

Muito bom artigo Leando Ávila! Motivador, bem escrito, didático. Muito obrigado.

Weber
Visitante
Weber

Muito bom! Excelente! Obrigado Leandro, tenho aprendido muito com o Clube dos Poupadores! Parabéns!

Atapoã da Costa Feliz
Visitante
Atapoã da Costa Feliz

Olá Leandro.
Graças aos seus excelentes artigos esclarecedores, o investidor precavido tem migrado para LCI e LCA, o que tem demonstrado ótimos resultados. Porém, há comentários na TV, segundo os quais o Governo pode retirar a isenção do Imposto de Renda desses investimentos. Esperemos que isso não tenha nenhuma procedência.
Grande abraço
Atapoã Feliz

Cristiano
Visitante
Cristiano

Venho acompanhando este e outros sites sobre educação financeira, o que tem contribuído muito para o meu conhecimento e crescimento pessoal. Os textos e as abordagens sempre trazem um conteúdo importante e interessante para a vida de qualquer um. Gostaria, apenas, de fazer uma sugestão. Não raro, as leituras referem-se a dicas e sugestões de como poupar e investir (o que é ótimo) mas, para pequenos investidores, sobretudo para aqueles que já estão plenamente conscientizados sobre a importância de poupar e investir mas não dispõem de muitos recursos, falta o essencial: aumentar a renda disponível, não somente pelo viés da poupança mas, também, pelo aumento da receita. É, justamente, sobre este ponto, que mais sinto carência nas fontes que tenho lido. Desculpe-me se já tiver publicado algo do tipo e seja minha falha não ter percebido, contudo, caso você ache que este tema possa (ainda) ser bem explorado com abordagens sobre renda extra, outras possibilidades de ganhos, etc, peço que compartilhe com seus leitores mais este conhecimento.

Lucas
Visitante
Lucas

Excelente texto, como sempre.
Só uma dúvida: Que perspectiva do futuro é melhor ter? Otimista, pessimista ou realista? Eu apesar de já ter escolhido a profissão que quero seguir (técnico prótese dentária), sempre fico em dúvida quanto ao sucesso da mesma. Já trabalhei como estagiário não remunerado em um laboratório para ver como é o dia a dia, conversei com alguns profissionais da área e já tenho uma boa noção da realidade. Mas sempre fico com medo de esperar demais do futuro e ele não ser exatamente o que idealizei.
Agradeço desde já, um ótimo final de semana!

Washington Silva
Visitante
Washington Silva

Olá Leandro,
Parabéns por mais um post sensacional!
Admiro muito a maneira como você escreve seus artigos! De uma maneira clara e muito objetiva!
Também estou acompanhando o trabalho do seu irmão (através de sua indicação), e espero aprender também um pouco mais sobre empreendedorismo digital com ele!
Abraço,
Washington

Alexandre Manzini
Visitante
Alexandre Manzini

Olá, Leandro!

Acompanho seus tópicos no site e digo que são conteúdos valiosos, parabéns!
Recentemente adquiri seus e-books e gostei muito também.

Se possível você poderia discorrer sobre Flats no Pool, forma de investir, vantagens, desvantagens e quando é um bom negócio?

Abraços!!!

Misael da Silva
Visitante
Misael da Silva

Obrigado por mais um artigo excelente.
o conhecimento é a chave do sucesso.

Adriana Garófolo
Visitante
Adriana Garófolo

Parabéns por este artigo!! Gostaria de tirar uma dúvida. Vc comentou acima sobre a questão dos planos de previdência, onde perdemos em relação ao NTB, principalmente devido ás taxas administrativas cobradas pelos bancos, correto? Minha dúvida é se vale a pena eu, depois de ter estado quase 10 anos com o plano de previdência privada (tenho aquele plano que independe do tempo o imposto é de 15% na retirada) migrar para um plano de NTB. O que vc acha?

Obrigada.

João Vitor
Visitante
João Vitor

Parabéns pelo excelente trabalho e por dividir seu conhecimento. Você escreve de forma clara e objetiva facilitando o entendimento, o que nos proporciona por o aprendizado em prática. Muito obrigado.

Deivson de Jesus
Visitante
Deivson de Jesus

Mais uma vez, ótimo artigo Leandro. Agora me tira uma dúvida, por favor, não sei se já falou em outro artigo, mas, por exemplo: ao optar por uma NTNB-PRINC 2035 para a aposentadoria, como aproveitar esse valor no momento do resgate para desfrutar a aposentadoria sem mexer no valor total? Como aproveitar os rendimentos mensais? Esse dinheiro seria aplicado de outra forma para viver com os rendimentos mensalmente?

Abraço e mais uma vez parabéns!

Deivson de Jesus
Visitante
Deivson de Jesus

Hum, entendi… Muito obrigado Leandro.

Abraço.

Eduardo
Visitante
Eduardo

Oi Leandro, tudo bem ?

Primeiramente parabéns pelo site e pelo conteúdo sempre atualizado.

Gostaria de uma sugestão sua de investimento para recém-nascido, com retirada possivelmente na maioridade.
Tirando a velha poupança, você sugere a previdência ou o tesouro ? uma vez que será a longo prazo.

obrigado,
Eduardo

Eduardo
Visitante
Eduardo

Obrigado pela reposta Leandro, aproveitando o assunto..hoje meus principais investimentos estão em LCI e Tesouro (LFT).
Mas já penso em começar a poupar em longo prazo(20 anos) para uma aposentadoria, você indica que tipo de investimento?
Pensava em previdência, mas vendo sua resposta com relação aos meu filhos, vi que devo optar por títulos públicos, correto ?

um abraço!
Eduardo

Denilson
Visitante
Denilson

Oie Leandro. Sempre gostei de finanças pessoais, mas nunca tinha encontrado uma fonte boa de leitura. Descobri o seu site em um comentário do Site Quero Ficar Rico. Na faculdade eu aprendi matemática financeira e um pouco de economia e esses assuntos de política monetária para mim são bem interessantes. O detalhe é que eu parecia estar num deserto, esse assunto entendiava as pessoas. Faz mais um ou menos um ano que leio seus textos (que são verdadeiros presentes para mim) e a mudança tem sido radical. Eu me achava um pouco organizado com as finanças, mas consegui melhorar bastante e entendi o funcionamento de títulos públicos e LCI/LCA, que pareciam místicos. Eu sou contador e não fazia o meu balanço. Agora levanto o meu patrimônio e observo se fiquei mais rico e o quanto. Parece propaganda pessoal mas não é essa a intenção. Eu gostaria muito de lhe agradecer por doar parte do seu tempo, compartilhar o seu conhecimento, me fez alguém um pouco melhor.

Saulo
Visitante
Saulo

Parabéns Leandro.

O conteúdo exposto aqui vem mudando minha vida. Sai da zona de conforto e passei a investir nos títulos públicos e privados. Com seus textos – muito bem escritos e de fácil compreensão – passei a enxergar a educação de financeira, tabu entre nós brasileiros, como algo fundamental na vida comum. A sua iniciativa é louvável e sempre o indico como referencia pela sua clareza e imparcialidade em todos os assuntos.

Quem faz o bem recebe o bem. Grande abraço.

franciely
Visitante
franciely

Para ter resultados diferentes no futuro você precisa fazer alguma coisa diferente agora. Fazer o mesmo, como sempre foi feito, te levará para os mesmos resultados. Se você deve, quite suas dívidas. Se você não poupa, comece a poupar. Se você poupa, comece a INVESTIR. Se você investe, comece a diversificar e quem sabe empreender no seu próprio negócio. Não importa em que degrau você se encontra, sempre existem mais degraus para subir até atingir sua autorrealização…. ¨
Esse parágrafo mudou minha vida, obrigado!

Ruan Rocha
Visitante
Ruan Rocha

Artigo inspirador. Muito obrigado por se dispôr a nos ajudar a ver no que precisamos melhorar.

Junte-se a mais de 250.000 leitores
Inscreva-se
Seja o primeiro a receber novos artigo no seu e-mail:
Experimente, é grátis e você pode cancelar a inscrição a qualquer momento.
close-link

Compartilhe com um amigo