Imagine que a sua vida é uma longa caminhada onde você é obrigado a utilizar óculos para enxergar por onde anda. As lentes destes óculos são a sua mentalidade, a forma como você compreende o mundo a sua volta. Se você não utilizar as lentes corretas a sua visão de mundo será distorcida e embaçada. Você terá dificuldades para tomar decisões. Não enxergará os perigos e as oportunidades pelo caminho.

Para crescer profissional e financeiramente é obrigatório que você ajuste suas lentes, ou sejam, ajuste sua mentalidade para caminhar rumo ao sucesso e não rumo ao fracasso. É sua responsabilidade fazer sua mente trabalhar a seu favor e não contra você.

A sua visão de mundo depende dos seus conhecimentos, experiências, valores e crenças. Tudo isso formam as lentes que você utilizará para enxergar a vida. São lentes únicas. Cada pessoa constrói a sua. O problema é que nem sempre as lentes que você construiu estão preparadas para fazer você enxergar as oportunidades e os perigos na caminhada que te conduzirá ao sucesso financeiro. Já imaginou e você estiver utilizando lentes que estão te levando para caminhos contrários?

Todos estão diante da mesma realidade. A verdade é uma só. Se cada pessoa utiliza lentes diferentes e estas lentes distorcem a realidade podemos compreender que nem todo mundo está enxergando os mesmos caminhos, os mesmos perigos e oportunidades.

As lentes que você utilizou para chegar onde chegou podem não ser as mesmas que conduzirão você por novos caminhos. Estar aberto para trocar a maneira como você enxerga a realidade é um sinal de maturidade.

Teste suas lentes:

As lentes que você utiliza o fazem enxergar um copo meio cheio ou meio vazio? Tudo que faz parte da sua realidade se assemelha a este copo. A vida que você leva hoje poderia ser este copo. A sua empresa ou o seu emprego poderiam ser este copo. A sua vida pessoal e familiar poderiam ser este copo. As oportunidades que surgem na vida são exatamente como este copo.

Duas pessoas diante da mesma oportunidade podem enxergar duas coisas totalmente diferentes. Uma verá apenas a parte vazia e ainda se lamentará, ficará desmotivada e sem vontade de agir. Outra pessoa, com uma lente ajustada, verá a parte cheia do copo e enxergará a parte vazia como uma oportunidade.

O copo é o mesmo, da mesma forma que as oportunidades são as mesmas. A maneira como você enxerga o copo e as oportunidades depende da sua visão de mundo, gerada por suas lentes construídas com seus conhecimentos, valores, crenças e experiências.

O copo do seu trabalho:

Imagine você acordando todos os dias lamentando para ir trabalhar no seu atual emprego  “Droga de emprego… mais um dia chato, cheio de problemas para resolver no meio daquela gente chata”. Do outro lado da cidade o seu colega de trabalho acorda e pensa da seguinte forma: “Hoje terei mais uma oportunidade. As coisas não estão fáceis, mas hoje vou fazer as coisas de uma forma diferente para melhorar os resultados no final do dia“.

Não é difícil imaginar qual destas lentes é mais apropriada para a escalada até o sucesso profissional e financeiro. É fácil perceber quem terá melhores resultados com o passar do tempo, quem receberá aumento salarial e promoções que irão impactar diretamente nos resultados financeiros futuros. Perceba que não estamos falando de pensamento positivo ou pensamento negativo. Estamos falando de enxergar a realidade através de uma das duas opções. Sempre existem no mínimo duas formas de olhar a realidade. Uma resulta em consequências improdutivas e a outra, consequências produtivas.

O mesmo exemplo vale para quem é dono do próprio negócio:

Imagine dois empresários que atuam no mesmo setor. São donos de empresas concorrentes, do mesmo porte e que atuam em igualdade de condições. Um acorda todos os dias olhando apenas o lado ruim da sua empresa e do mercado, procurando desculpas para justificar os resultados negativos. O outro acorda todos os dias olhando o lado cheio do copo e buscando melhorar os resultados ruins para preencher o lado vazio.

Seria difícil imaginar que as lentes utilizadas pelos dois empresários vão permitir enxergar caminhos e oportunidades diferentes? Qual empresário você acredita que terá resultados financeiros maiores no futuro? A realidade diante dos olhos dos dois empresários é exatamente a mesma. As lentes que eles utilizam para enxergar o mundo é que fazem a diferença.

O que você está vendo nesta foto?

Algumas pessoas podem enxergar um paraíso e outras podem enxergar o inferno. Se você enxerga um paraíso é possível que suas lentes conduzam você para um dia, quem sabe na aposentadoria, possa morar em um lugar tranquilo assim.

Se você olha esta foto e enxerga um lugar inóspito, perigosamente deserto, sem infraestrutura, sem água, esgoto, energia, ruas, escolas, hospitais, segurança e supermercados, viver em uma casa como esta seria um verdadeiro inferno. Suas lentes estão configuradas para te afastar desta realidade e conduzir sua vida para este lugar:


Se a maneira como você vê o mundo faz você desejar morar em uma cabana em uma praia de deserta e você realmente consegue atingir este objetivo, a sua mentalidade conduziu você para a realização do seu sonho e você certamente estará feliz com sua situação. A sua mentalidade estava ajustada para seu objetivo.

Já se você mora nesta cabana e o seu sonho seria morar na cidade grande, onde existem mais estrutura, oportunidades de emprego, escolas, hospitais e pessoas para conviver, é provável que você enxergue sua vida na praia como um verdadeiro inferno. Você precisa fazer os ajustes necessários para buscar aquilo que deseja.

Não existe uma mentalidade correta e uma mentalidade errada. Existem pessoas com mentalidades incompatíveis com seus objetivos. Para enxergar bem, seus óculos devem estar adaptados para suas necessidades, do contrário você terá um caminho embaçado e difícil de trilhar.

Se o seu objetivo é ser próspero financeiramente e profissionalmente a sua mentalidade precisa de uma configuração específica que conduza você para o sucesso profissional e financeiro.

Limitações

Durante sua vida você irá colecionar opiniões, premissas e conclusões sobre os mais diversos temas. Nem sempre elas refletem a verdade e podem até serem contrárias ao objetivo de prosperar financeiramente.

Tem gente que acredita que dinheiro é fonte de problemas e infelicidade, como e a falta de dinheiro não pudesse ser fonte de problemas e infelicidade. Seria como dizer que as lâminas afiadas são ferramentas prejudiciais. Se o dinheiro é uma ferramenta que permite fazer trocas voluntárias de bens e serviços entre as pessoas, é um erro crer que ele é bom ou mau, pois quem dará este sentido para a ferramenta será o usuário da ferramenta.

Uma lâmina bem afiada pode destruir uma vida nas mãos de um criminoso ou pode salvar uma vida nas mãos de um médico. O mesmo vale para o dinheiro. Nas mãos de um traficante de drogas o dinheiro pode disseminar a destruição de uma comunidade. Nas mãos de um empreendedor o dinheiro pode gerar negócios, empregos e trazer prosperidade para um bairro.

O Clube dos Poupadores é uma consequência da minha coleção interior de opiniões sobre o dinheiro. Viver de investimentos ou viver mergulhado em dívidas também são consequências das opiniões que as pessoas estão cultivando sobre dinheiro.

Crer que investir dinheiro é difícil e perigoso não colabora para a sua prosperidade financeira.
Crer que dívidas são boas soluções quando você precisa comprar alguma coisa não colabora para sua prosperidade financeira.

Maldizer o trabalho, o sucesso profissional das outras pessoas, os conteúdos sobre desenvolvimento pessoal e as atividades empreendedoras são exemplos de atitudes, crenças ou opiniões que não colaboram com seu crescimento financeiro e profissional. Sem ter consciência da maneira como a sua mente atrapalha seu crescimento será muito difícil tirar proveito dos conhecimentos deste site, de livros ou de cursos.

Só existe uma maneira de combater os efeitos negativos de opiniões que limitam sua vida. Essa maneira é buscando informações verdadeiras para substituir falsas crenças. É assim que transformamos crenças em conhecimentos. Vou dar exemplos reais que estão acontecendo na minha vida.

Em amarelo representa-se o conhecimento como um conjunto de crenças verdadeiras, que foram provadas e justificadas. Em marrom estão as crenças verdadeiras, mas ainda não provadas. Em azul representam-se as crenças falsas, e em vermelho, as verdades desconhecidas.

Exemplo Pessoal: troquei as lentes e perdi 15 kg

Faz dois meses que mudei minhas “lentes” (opiniões, crenças e valores) sobre minha alimentação. Buscando a verdade eu consegui trocar as crenças que tinha sobre alimentação por conhecimentos sobre alimentação.

Foi uma simples troca de crenças que me fez perder 15 kg em apenas 60 dias. Uma coisa abstrata e intangível que habitava minha mente se materializou em uma grande mudança física. As lentes que eu estava utilizando não eram compatíveis com o meu objetivo de atingir o peso ideal e ter uma alimentação equilibrada.

Troquei as lentes que me conduziam para a obesidade por lentes que ainda estão me conduzindo para um peso saudável, peso este que será atingido nos próximos 2 meses. No futuro (quando meu objetivo for atingido) pretendo escrever um artigo sobre isso, pois você provavelmente está jogando dinheiro fora com a indústria do emagrecimento.

Observe que não estou falando de pensamento positivo ou sugestões. Estou falando em trocar uma visão de mundo incompatível com meu objetivo por uma visão de mundo compatível com este objetivo. Fiz isto através da educação, trocando crenças por conhecimentos que acabaram mudando minhas ações.

Sempre digo que a educação transforma as pessoas, pois vivencio isto na minha vida todos os dias. A educação financeira é apenas um galho na árvore do conhecimento. Quanto mais conhecimento, mais claro fica o caminho, menos crenças limitam seu crescimento, mais fácil se tornar enxergar as oportunidades. Existem muitas áreas do conhecimento que você pode explorar para crescer na vida.

Agora mesmo estou estudando e desenvolvendo novas habilidades para começar a produzir conteúdo em áudio e vídeo a partir do próximo ano. Segundo esta pesquisa assustadora (veja aqui) apenas 8% das pessoas conseguem entender aquilo que estou escrevendo nos artigos do Clube dos Poupadores. Preciso mudar crenças, superar limitações e encarar este novo desafio para atingir meu objetivo que é ajudar um número cada vez maior de pessoas. Isto está exigindo muita dedicação.

Se você não gosta muito de estudar isso deveria ser a primeira limitação mental a ser eliminada da sua vida. Até para estudar, aprender e memorizar aquilo que é importante existem técnicas e conhecimentos (que não são ensinados na escola). Um curso que me ajudou muito nos últimos anos a aprender rapidamente foi o curso do Renato Alves que eu recomendo aqui na área de livros e cursos do Clube dos Poupadores. Se você não conhece o trabalho dele clique aqui para conhecer.

Agora reflita sobre você:

Da mesma forma que uma mudança nas minhas crenças proporcionou uma drástica alteração na minha condição física, certamente existem crenças dentro de você que limitam os resultados que você está colhendo na sua vida pessoal, profissional e financeira.

Quais mudanças você poderia começar hoje para melhorar seus resultados financeiros, profissionais e pessoais? Quais conhecimentos estão faltando? Quais habilidades você precisa desenvolver? Quais lentes precisam ser trocadas imediatamente?

Dica do dia - Poder e a Ignorância:

O economista e escritor John Kenneth Galbraith um dia escreveu, "Dinheiro é o combustível da sociedade industrial, mas, na sociedade da informática, o combustível, o poder, é o conhecimento." Atualmente as pessoas se dividem entre duas classes. As bem informadas e as que estão na ignorância. O poder não está somente no dinheiro, ou na terra, nos meios de produção, mas no conhecimento. O que há de notável é que a chave deste poder, hoje, é acessível a todos nós. Livros, cursos, treinamentos, artigos gratuitos, vídeos, estão por todas as partes esperando alguém motivado a assumir o poder que o conhecimento é capaz de proporcionar. Aqui no Clube dos Poupadores você tem muito conhecimento (poder e riqueza) disponível gratuitamente. Através dos meus livros (clique aqui) você pode acelerar seu aprendizado.