Novo Imposto CDB, LCI, LCA, FII, Fundos e Títulos Públicos

 

Atualização 02/02/2016: O senador Romero Jucá retirou da MP 694 toda parte que tratava sobre tributação de investimentos na terça-feira do dia 02/02/2016. Agora é esperar se eles desistiram da tributação ou se pretendem continuar com a mesma ideia através de outros meios.

O artigo abaixo foi publicado no dai 18/12/2015:

Vou mostrar o que pode acontecer com a rentabilidade dos seus investimentos se a medida provisória 694/15 for aprovada em 2016. Primeiro vamos contextualizar para que você entenda o que está acontecendo. O governo federal está procurando o meio mais fácil e rápido de aumentar a arrecadação de impostos. O dinheiro acabou. Não existe mais dinheiro suficiente para desperdícios e desvios. A conta chegou e alguém precisa pagar o pato.

Existe uma Comissão Mista que está analisando a medida provisória de número 694 (veja detalhes aqui) que tem o objetivo de modificar e aumentar o imposto de renda sobre os rendimentos de títulos públicos e títulos privados como CDB, LCI, LCA, fundos de investimento, fundos imobiliários, etc. Todos os investimentos de renda fixa e alguns de renda variável seriam afetados. Investimentos isentos de imposto de renda como LCI, LCA, CRA, CRI e Fundos Imobiliários passariam a ser tributados. Nada foi dito especificamente sobre a poupança.

É importante ficar bem claro que a medida provisória ainda não foi aprovada. Ainda não existe um texto final e mudanças ainda podem acontecer. No dia 16/12 existia um texto, que foi comentado na imprensa e no dia 17/12 outro texto foi publicado no lugar do anterior. Tudo indica que a análise final e votação ficará para 2016. Se a MP for aprovada em 2016, as medidas só deverão valer em 2017 (Art. 150 inciso III, b,c da Constituição Federal. A regra geral determina que não poderá ser cobrado tributo no mesmo exercício financeiro em que haja sido publicada a lei que os instituiu ou aumentou). Você pode baixar as últimas versões da MP aqui. Basta clicar em “Documentos”. Uma lista será aberta e você deve baixar o último documento que está no final da lista. Este artigo foi escrito com base nesta versão que você pode baixar aqui.

Pós-fixados e Tesouro Selic

A MP 694 determina aumento de imposto de renda sobre os rendimentos de todos os investimentos de renda fixa indexados ao CDI ou Taxa Selic. Significa dizer que todos os investimentos pós-fixados seriam atingidos. Isso inclui aquele CDB que o seu banco oferece com a remuneração de (?)% do CDI, ou todos aqueles CDBs de diversos bancos que a sua corretora oferece pagando algum percentual do CDI. O Tesouro Selic (LFT) não ficaria de fora, pois é um título de renda fixa indexado pela taxa Selic.

Criei duas tabelas (veja logo abaixo) mostrado como é (hoje) a cobrança de imposto de renda sobre os rendimentos dos investimentos pós-fixados que possuem sua rentabilidade atrelada a um percentual do CDI ou Taxa Selic e, logo abaixo, coloquei como será a nova tabela se a MP 694 for aprovada. Veja:

O que mudou: O imposto de renda sobre a rentabilidade dos investimentos com vencimento em até 6 meses passa de 22,50% para 25%. O imposto sobre o rendimento dos investimentos com vencimento em até 1 ano passa de 20% para 25%. Isso acabará com a alíquota diferenciada para quem faz investimentos com vencimento de até 6 meses. O imposto para investimentos entre 1 e 2 anos (361 dias até 720 dias) aumentou de 17,50% para 22,50%. Investimentos acima de 2 anos (721 dias) pagavam IR (imposto de renda) de 15% e agora terão de pagar 20% sobre os rendimentos. Se o investimento tiver vencimento acima de 1080 dias, a alíquota será de 17,50%. Isso acaba com a alíquota mínima que era de 15% e o menor IR possível passará a ser o de 17,5%, se o dinheiro ficar aplicado por mais de 3 anos.

ATENÇÃO – Punição para resgate antes do vencimento: No segundo parágrafo do artigo 2 diz assim: “§ 2º No caso das aplicações a que se refere o § 1º, aplica-se a alíquota do inciso I do § 1º se o resgate ocorrer antes da data de vencimento. ”  Traduzindo: Se você resolver sacar o dinheiro investido antes do vencimento, terá que pagar 25% de imposto sobre o rendimento. Não importa se o dinheiro ficou aplicado por 1 ano, 2 anos ou 3 anos. Isso valeria para o Tesouro Selic e para qualquer investimento que rende um percentual do CDI como o CDB pós-fixado e LC. A LCI e LCA possuem tributações diferentes (vou mostrar mais na frente) Se isso entrar em vigor, prejudicará a vantagem que existe na liquidez diária do Tesouro Selic ou de títulos como CDB e Compromissadas. Sempre que você sacar o dinheiro antes do vencimento perderá 25% da rentabilidade acumulada no período.

Veja a parte da MP 694 que utilizei para escrever sobre o que acontecerá com os investimentos pós-fixados e Tesouro Selic. Destaquei o parágrafo 2 que mostra uma verdadeira punição no caso de resgate antecipado do investimento.

Prefixados e IPCA:

Para todos os demais investimentos, como CDB prefixados, Tesouro Prefixado (LTN e NTN-F) e Tesouro IPCA (NTN-B e NTN-B Principal), no meu entendimento, passariam a utilizar outro tipo de tabela de imposto de renda. Logo abaixo criei duas tabelas que mostram como são as alíquotas atualmente e como serão se a MP for aprovada.

 

O que mudou: Se o investimento for entre 6 meses e 1 ano (de 361 dias a 720 dias) a alíquota passará de 20% para 22,50%.  Se o valor for investido por 1 ou 2 anos, a alíquota passará de 17,50% para 20%. Se o investimento for superior a 2 anos (721 dias) a alíquota passará de 15% para 17,50%. Você só terá alíquota de 15% sobre a rentabilidade do investimento se ele durar mais de 3 anos (mais de 1081 dias). Se você resgatar o dinheiro antes do vencimento, vale a alíquota e prazos da tabela, não existe uma taxa fixa de 25%, como ocorrerá se o investimento for pós-fixado.

Isentos deixarão de ser isentos:

LCI, CRI, Letras Hipotecárias e LIG (Letra Imobiliária Garantida) são títulos privados que deixarão de ser isentos. Depois falarei o que acontecerá com a LCA. As alíquotas propostas dependem do vencimento do título.

Existirá uma tabela para LCI, e demais investimentos citados, quando forem indexados pelo CDI e outra tabela se forem prefixados, indexados ao IPCA ou através de outras modalidades.

Logo abaixo temos a tabela que entrará em vigor se a LCI for remunerada por um percentual do CDI:

Logo abaixo temos a tabela que entrará em vigor se a LCI for prefixada, indexada pelo IPCA, IGPM ou qualquer outra variante. LCI prefixada é aquela onde o banco paga uma taxa de juros fixa. Indexada pelo IPCA é quando o banco oferece a correção da LCI pelo IPCA + uma taxa de juros fixa.

O investidor sempre faz comparações entre CDB pós-fixado, Tesouro Selic e LCI pós-fixada antes de investir. Se essa MP for aprovada, o investimento em CDB pós-fixado e Tesouro Selic ficarão prejudicados, já que a menor alíquota no CDB seria de 17,50% enquanto a menor alíquota da LCI seria de 15%. Além disso, como mostrei anteriormente, parece existir uma penalização para quem resolve resgatar o CDB pós-fixado e o Tesouro Selic antes do vencimento, já que a alíquota seria de 25% independente do tempo em que o dinheiro ficou investido. Não fica claro se o mesmo se aplicará no caso de resgate antecipado de uma LCI que rende um percentual do CDI.

Parte da MP que fala sobre as alíquotas para LCI:

Quarto parágrafo do segundo artigo da MP que indica existir uma tabela para LCI que rende um percentual do CDI e os demais tipos de LCI. Temos também o quinto parágrafo que fala sobre os 50% de desconto.

50% de desconto:

O quinto parágrafo do artigo 2, diz que existirá um desconto de 50% sobre as alíquotas de imposto de renda que serão cobradas dos investimentos que forem feitos no ano que a MP entrar em vigor e no ano seguinte. Esse desconto temporário vale para os investimentos que eram isentos como a LCI. No caso, a lei foi escrita como se fosse aprovada em 2015, para entrar em vigor em 2016.

Criei as duas tabelas com os 50% de desconto. Elas ficariam assim:

A primeira tabela abaixo é para LCI que rende um percentual do CDI, ou seja, pós-fixadas. A segunda tabela abaixo é para a LCI prefixada, que rende uma taxa fixa ou que rende IPCA + taxa de juros fixa.

 

LCA terá 10% de imposto:

Investimentos como LCA e outros menos populares como o CDA, CDCA, CRA e CPR terão alíquota de imposto de renda de 10% sobre os rendimentos obtidos independente do prazo e de suas características. Isso significa que não importa se você irá investir em LCA por 6 meses, 1 ano ou 3 anos. O imposto será de 10% do que render. Também não importa se a LCA terá rentabilidade equivalente a um percentual do CDI ou terá uma taxa fixa, toda LCA terá alíquota de 10%. Para LCA comprada no primeiro ano que a lei estiver em vigor, o desconto será de 50%, ou seja, a alíquota será de 5%. Veja a parte da MP que fala sobre a LCA:

Parte que fala sobre o desconto temporário de 50%:

É fácil perceber que existe uma estranha simpatia do senador e relator, responsável por esta MP, em oferecer vantagens para investimentos que beneficiam o agronegócio. Inevitavelmente, grande parte dos investimentos que antes eram feitos em CDB, LCI e até Tesouro Selic serão atraídos para a LCA e outras modalidades que captam recursos para o agronegócio, caso a MP seja aprovada.

Vale lembrar que este senador, relator da MP 694, está na lista de investigados que o procurador-geral da República enviou ao Supremo Tribunal Federal, relativa a apurações da Operação Lava Jato (fonte). Também existem evidências da Procuradoria-Geral da República que o mesmo senador esteja envolvido no escândalo investigado em Angra 3 (fonte).

Fundos de Investimento:

A tabela de imposto de renda sobre os rendimentos dos fundos de investimento também sofreu mudança. Veja a tabela que está em vigor atualmente e como será a nova tabela:

Se o fundo de investimento for classificado como fundo de curto prazo a alíquota será de 22,50% se o valor for investido por menos de 360 dias, e 20% se for por 361 dias ou mais.

O pagamento do imposto continua sendo semestral, através do que é chamado de come-cotas. A cobrança será no último dia útil dos meses de maio e novembro de cada ano, ou no resgate, se ocorrido em data anterior.

Fundo de Investimento Imobiliário:

Os lucros distribuídos pelos fundos de investimento imobiliários (FII) são isentos até o presente momento. Se a MP for aprovada, da forma que está escrita hoje, a alíquota de IR será de 17,50%.

A forte reação negativa do mercado com o anúncio da MP foi percebida pela queda do IFIX (FIXX11) que é o Índice de Fundos de Investimentos Imobiliários da BM&FBOVESPA. Ele tem por objetivo medir a performance de uma carteira composta por cotas de fundos imobiliários que são negociados na bolsa. O imposto sobre os rendimentos dos fundos imobiliários acaba tirando a atratividade do investimento e gerando queda nos preços dos fundos.

Conclusão:

No dia 16 ocorreu a publicação do texto da MP e no dia 17 ocorreu uma mudança. Grande parte dos sites de notícia só comentaram o texto do dia 16. É provável que o texto continue mudando e que os políticos envolvidos recebam pressões de todos os lados.

Tudo indica que a votação desta MP ficou para fevereiro de 2016. Se não for votada até o dia 8 de março de 2016 ela irá caducar. Com base no “princípio da anterioridade” essa MP deveria ser aprovada em 2015 para entrar em vigor em 2016. Se for aprovada em 2016, ela só entrará em vigor em 2017. Dessa forma, teoricamente, temos 1 ano para fazer investimentos através das regras e tributações atuais. Provavelmente, muita gente vai buscar investimentos de prazos mais longos. Até o final de 2016 existe muita coisa para acontecer e muita coisa pode mudar (para pior ou para melhor).

Entender o conteúdo desta MP, serve para perceber como o governo trata o investidor e o contribuinte.

Vivemos em um país onde poupar um pouco daquilo que ganhamos, pensando no futuro, é praticamente um crime. Sempre aparece alguém reclamando dos “rentistas” e do “rentismo” como se estivessem falando sobre uma atividade imoral ou ilegal.

O Brasil é um dos países com a menor taxa de poupança do mundo, ou seja, onde a sociedade poupa muito pouco daquilo que produz anualmente. Em 2014 o país poupava 14% de tudo que produzia. Países em desenvolvimento como a China poupam 52% (fonte). Aumentar os impostos sobre a rentabilidade dos investimentos e tornar essa tributação complexa só resulta em desestimulo. Se o brasileiro poupa pouco, vai poupar menos ainda. Quando o país não faz poupança, não sobra dinheiro para investir. Isso colabora para taxas de juros elevadas, já que existe pouco dinheiro disponível para ser emprestado para as empresas, pessoas e até para o governo.

By |18/12/2015|Categories: Impostos|275 Comments

About the Author:

Leandro Ávila é administrador de empresas, educador independente especializado em Educação Financeira. Além de editor do Clube dos Poupadores é autor dos livros: Reeducação Financeira, Investidor Consciente, Investimentos que rendem mais, e livros sobre Como comprar e investir em imóveis.

275 Comments

  1. Daniel Bizon 18 de dezembro de 2015 at 20:14 - Reply

    Grande Leandro! Mais um top artigo apesar das notícias nada top.

    Um abraço e tudo de melhor em 2016!

  2. Fabio 18 de dezembro de 2015 at 20:16 - Reply

    Governo sempre contra o povo, lamentável.

    • Leandro Ávila 19 de dezembro de 2015 at 1:07 - Reply

      Oi Fabio, e ainda tem gente que perde tempo defendendo político X ou político Y.

      • Jacques 19 de dezembro de 2015 at 9:44 - Reply

        Infelizmente Leandro, a única forma de mudar é se a maioria começar a defender ideias e cobrar de verdade para que elas sejam discutidas e implementadas, e o carregador desta ou daquela ideia é o político X ou Y. Desculpa eu entrar neste mérito político, admiro demais seu blog, iniciativa e tuas ideias… falei em ideias? Cara, tu seria um ótimo político! Sei que a maioria que ler aqui vai pensar que tu nao é sujo pra ir para política, que eu sou do partido a, b ou c, não me importo. Sou convicto que estamos onde estamos pelo simples pecado da omissão que temos (me incluo tb) na hora de cobrar e cobrar e cobrar de quem está lá de fazer a coisa certa e até mesmo se revoltar quando escárnios acontecem (e todo dia contece). Se renegar com a política, políticos e tudo mais é como se renegar com a gravidade quando tropeçamos na rua.

        • Leandro Ávila 19 de dezembro de 2015 at 16:25 - Reply

          Oi Jacques. Existe um grave problema cultural. As pessoas votam nas outras pedindo alguma coisa em troca. A compra de votos acontece nos mais diferentes formatos, principalmente nas eleições de vereadores e deputados estaduais e federais. As pessoas aceitam votar em políticos ruins se forem beneficiadas de alguma forma.

          • Adestramento de Cães 29 de dezembro de 2015 at 14:44

            Olá,
            infelizmente acho que a crise não é apenas moral. E também não acho certo culpar o povo. A turma que está lá trabalha pelos próprios interesses. Nas próximas eleições basta ver a baixa qualidade dos políticos, a falta de cultura deles, a falta de vergonha e de preocupação com o povo.

            A situação é tão absurda que eles nem mesmo fingem se importar com a opinião popular. Votam aumentos próprios em época de crise e rejeitam reajuste para o funcionalismo.

            Basta ver o que acontece no meu Estado, o RS. Os primeiros atos do governador (PMDB), no início do ano, consistiram em conceder um aumento de 47% para ele, vice e secretários; aprovar um aumento de 27% para os deputados, e congelar, parcelar e bloquear o salário dos funcionários. Lógico, políticos trabalham mais, fazem toda a diferença na sociedade e merecem aumentos irreais no fim do mês.

            O governador anterior (PT) estourou o caixa do estado, foi investigado pela lei de responsabilidade fiscal, obviamente foi inocentado, e deixou o rombo pra população pagar.

            No meio disso tudo há quem defenda o PT, há quem defenda o PMDB, e ninguém defende o que realmente importa, o povo.

            Se engana quem acha que votar certo é a saída. Não há saída. Não existe ninguém interessado em fazer a diferença. Todos estão ocupados nessa guerra ideológica, que não levou nosso país pra lugar nenhum e que o arrasta, agora, para o abismo.

            Que final de ano! É triste saber que pagaremos as contas do caviar e do champanhe dessa gente.

            Boas Festas!!

          • Leandro Ávila 31 de dezembro de 2015 at 2:32

            É um problema sério.

          • Marcelo Pedrosa 30 de dezembro de 2015 at 23:48

            Ola, Leandro! Inicialmente gostaria de parabenizá-lo pelo excelente e altruísta trabalho de compartilhar ótimos artigos que contribuem para ampliar o conhecimento e educação de várias pessoas acerca da importância que é poupar e gerar como consequência recursos para os tão necessários investimentos a serem feitos por empreendedores, pessoas físicas e governo, como você mesmo disse. Mas gostaria de estressar a questão do benefício próprio na hora do voto. Trata-se apenas de uma questão conceitual, pois não acredito que haja precisamente um equívoco quando as pessoas votam buscando um candidato que lhe traga benefícios. O equívoco, de fato, é que por falta de educação, conhecimento, de uma visão mais abrangente e menos imediatista, não há o entendimento dessas pessoas de que um político com bons projetos consistentes dos pontos de vista econômicos, sociais, etc poderiam trazer muitos mais benefícios através da geração de emprego, renda, investimentos públicos em saúde, educação, infraestrutura, segurança, redução da inflação, das taxas de juros, do custo país, gerando, indiretamente e em uma escala mais ampla, muito mais benefícios para o próprio indivíduo do que aqueles que ele conseguiria com um benefício próprio banal para votar em um político ruim.

          • Leandro Ávila 4 de janeiro de 2016 at 12:40

            Oi Marcelo. As pessoas só olham para o próprio umbigo. Toma decisões com base no próprio umbigo achando que está fazendo as melhores escolhas sem perceber as consequências negativas para ela mesma no longo prazo.

      • Homero 19 de dezembro de 2015 at 14:02 - Reply

        Convém sempre lembrar que os políticos X e Y estão lá porque foram eleitos pelo povo.

        Nas próximas eleições vamos eleger políticos de viés liberal, economicamente falando, para mudarmos a tendência socialista de nossa economia !

        • Leandro Ávila 19 de dezembro de 2015 at 16:59 - Reply

          Oi Homero, é importante que as pessoas parem para estudar e entendam o que é capitalismo, socialismo, o que seria um capitalismo de estado, um capitalismo de mercado, um sistema liberal, etc. Com base nestes estudos as pessoas deveriam tirar suas próprias conclusões. As pessoas não param para estudar nem como investir o próprio dinheiro, imagine estudar sobre os sistemas econômicos e políticos que existem.

  3. Leonardo 18 de dezembro de 2015 at 20:17 - Reply

    Leandro, quem ganha com essa medida provisória a curto e a longo prazo? Por favor fale sobre o novo Ministro da Fazenda…

    • Leandro Ávila 19 de dezembro de 2015 at 1:12 - Reply

      Oi Leonardo. Esse tipo de medida provisória deixa o investidor mais desconfiado, gera insegurança e medo. Ninguém ganha com medidas feitas na calada da noite. Ninguém ganha tornando a tributação mais complexa.

      • Rosana 19 de dezembro de 2015 at 7:11 - Reply

        E considerando que duas agências de rating rebaixaram a nota do Brasil para grau especulativo (merecido, infelizmente), isso torna as coisas ainda mais complicadas ainda…

        • Leandro Ávila 19 de dezembro de 2015 at 12:48 - Reply

          Isso dificulta a entrada de investidores, dificulta o acesso das empresas nacionais ao crédito internacional, e gera muitas consequências futuras.

  4. Antônio 18 de dezembro de 2015 at 20:17 - Reply

    A melhor análise disparada sobre as mudanças que pessoas completamente suspeitas estão tentando fazer. Divulgar um dia e no dia seguinte, na surdina modificar. Acho que 2016 será muito pior. Que Deus, nossos estudos e nossas pesquisas nos protejam. Você falou muito bem, parece que querer investir é um crime hoje em dia. Rende um pouco mais em algum lugar e PÁ, tacham. Você troca, vai pra um que rende miséria a mais e PÁ, taxam. Malditos.

    • Leandro Ávila 19 de dezembro de 2015 at 1:16 - Reply

      Oi Antônio, o pior é que a pessoa já paga imposto quando ganha o dinheiro que irá poupar e investir. Quando você investe, aquele dinheiro se transforma em crédito para alguém ou alguma empresa que está precisando de dinheiro emprestado do banco. Nessa operação também existe cobrança de impostos. Quem vai pagar o empréstimo, também pagará impostos antes de pagar os juros. E no dia que você tirar o dinheiro do investimento para abrir um negócio, comprar um carro ou um imóvel, quase metade do valor desses bens serão impostos.

    • luina 19 de dezembro de 2015 at 13:39 - Reply

      Verdade! É um verdadeiro absurdo, um desrespeito, uma afronta! Pra não dizer palavras piores sobre esse governo.

  5. Carlos Dutra 18 de dezembro de 2015 at 20:33 - Reply

    A perseguição não termina, piora.

    • Leandro Ávila 19 de dezembro de 2015 at 1:17 - Reply

      Gráfico interessante

      • Alexander 19 de dezembro de 2015 at 22:35 - Reply

        Olá! Caro Leandro, gostaria de saber a fonte desse infográfico. Obrigado. Tudo de Bom! Abraço.

        • Leandro Ávila 20 de dezembro de 2015 at 0:40 - Reply

          Oi Alexandre, encontrei fazendo uma busca no Google Imagem. Não sei a origem.

  6. David 18 de dezembro de 2015 at 20:34 - Reply

    Cada vez estou mais convencido que a melhor saída para o Brasil é o aeroporto de Guarulhos. Fazendo um pé de meia se sonhando com os dias de sair desse inferno.

    • Leandro Ávila 19 de dezembro de 2015 at 1:20 - Reply

      O David. É isso mesmo que os empresários e os investidores fazem. Dinheiro não tem ideologia e nem nacionalidade. Se você tem condições financeiras e percebe que o ambiente não é favorável para o investimento produtivo ou investimento financeiro, você vai buscar oportunidades lá fora. É isso que infelizmente já está acontecendo.

      • Rosana 19 de dezembro de 2015 at 7:15 - Reply

        Quem tiver condições de sair, deve mesmo fazer isso.
        Li recentemente, o Brasil será o primeiro país do mundo a ficar velho (no caso de ter muitas pessoas idosas) sem ter ficado rico antes.
        Imagine como será esse país daqui a 10, 20 anos…

        • Leandro Ávila 19 de dezembro de 2015 at 12:49 - Reply

          Teremos muitos idosos que não pensaram no futuro quando eram jovens. Por isso espalhar educação financeira é tão importante.

  7. Manoel 18 de dezembro de 2015 at 20:35 - Reply

    Obrigado, Leandro!
    Sempre esclarecedores seus textos.

  8. Roberto 18 de dezembro de 2015 at 20:41 - Reply

    Governo perdulário, populista e falido agindo às pressas e às escondidas para não dar tempo do povo discutir essas mudanças, ainda bem que não somos a Venezuela pois lá isso teria sido aprovado antes mesmo de sair o texto, lol.

    Mas eu particularmente acho que não vão conseguir passar essas medidas, ela vai acabar com Fundos Imobiliários, LCA’s, LCI’s e outros que são isentos..

    Muitas dessas aplicações isentas remuneram pouco, como o LCA do Banco do Brasil, que pagava 84% e hoje só paga 83%, é unânime que vão ter que subir para 93% para captar mais recursos ou as LCA’s vão se extinguir, quero ver onde vão conseguir dinheiro para financiar a lavoura.

    • Leandro Ávila 19 de dezembro de 2015 at 1:23 - Reply

      Oi Roberto. Com certeza as taxas de juros seriam reajustadas. Captar dinheiro ficaria mais caro para os bancos.

  9. José Roberto 18 de dezembro de 2015 at 20:48 - Reply

    Leandro, boa noite. Parabéns por mais um belo e esclarecedor artigo.
    Não temos culpa da incompetência tributaria deste governo, que pretende que paguemos a conta. Abraços.

    • Leandro Ávila 19 de dezembro de 2015 at 1:29 - Reply

      Oi José Roberto, a sociedade tem uma parcela de culpa. Quando o governo estava gastando e oferecendo subsídios e benefícios, todo mundo estava aplaudindo sem perguntar de onde iriam tirar tanto dinheiro. Isso inclui os empresários que apoiaram quando o governo oferecia subsídios. Muitos falam apenas dos mais pobres que recebiam bolsas, mas também existia bolsa para os empresários de setores “amigos do governo”. A sociedade precisa perceber que o governo não oferece nada de graça. Tudo que ele oferece tira do bolso da sociedade. Um dia o dinheiro acaba e a conta chega.

      • Alexander 19 de dezembro de 2015 at 23:04 - Reply

        Caro Leandro, concordo plenamente contigo.
        Infelizmente, no Brasil, o grande problema, é a falta de Ética. Enquanto a grande maioria do povo, continuar praticando o “jeitinho brasileiro”, as coisas não vão mudar. Sinceramente, estou
        sem esperança de uma melhora de fato. Sinto nojo todas as vezes que assisto um jornal ou leio notícias sobre política. E o que me deixa mais sem esperança, é que os políticos são o reflexo da grande maioria do povo.
        E muito obrigado pelo seu trabalho sério, importante e de forma gratuita. Pessoas como o senhor, são as que fazem a diferença, promovem mudanças, boas mudanças. Tudo de Bom! Forte abraço.

  10. Simone Haro 18 de dezembro de 2015 at 20:48 - Reply

    Oi Leandro! Obrigada por sempre nos deixar bem informados. Você acha que tem alguma brecha na legislação para que o governo consiga cobrar esses novos impostos sobre investimentos realizados até o final de 2015? Ou mesmo, de alguma forma, reduzir a rentabilidade dos investimentos já realizados? Obrigada pela atenção.

    • Leandro Ávila 19 de dezembro de 2015 at 1:30 - Reply

      Oi Simone, não vão conseguir votar isso em 2015. Devem tentar em 2016 para que vigore em 2017. Até lá muita coisa vai acontecer.

  11. Axel 18 de dezembro de 2015 at 20:51 - Reply

    Olá Leandro,
    queria perguntar se as mudanças de tributação também afetam os títulos do tesouro já comprados ou somente os títulos que forem comprados depois desta lei entrar em vigor.
    Grato,
    Axel

    • Leandro Ávila 19 de dezembro de 2015 at 1:30 - Reply

      Oi Axel. As mudanças só atingem novos investimentos quando as mudanças já estiverem vigorando.

      • DCaesar 20 de janeiro de 2016 at 12:09 - Reply

        Quero parabenizá-lo pelo texto e as respostas.

  12. Alexandre 18 de dezembro de 2015 at 20:56 - Reply

    Leandro, excelente artigo, a título de colaboração o parágrafo onde vc explica o que mudou no CDB pós fixado, abaixo da tabela, precisa ser corrigido !! Até 1 ano de 20 para 25.
    Forte abraço
    Alexandre

  13. Marco 18 de dezembro de 2015 at 20:57 - Reply

    Os últimos parágrafos resumem meu sentimento…

  14. Ricardo Carvalho 18 de dezembro de 2015 at 20:59 - Reply

    Olá Leandro,

    Realmente já ouvia rumores de que a isenção das LCI’s e LCA’s seriam derrubadas. O que impressionou no artigo e no texto da MP editada pelo Governo é a agressividade das regras para títulos pós-fixados além da necessidade de deixar o dinheiro aplicado por muito mais tempo para podermos pagar a menor alíquota de IR.

    Sempre que o brasileiro arruma uma forma de proteger seu patrimônio e seu suado dinheiro o Governo dá um jeito de acabar com os benefícios. Claro que isso irá gerar muito barulho, pressão e resistência no mercado financeiro. Vamos ver como será o tramite dessa proposta no ano que vem.

    Abraços.

    • Leandro Ávila 19 de dezembro de 2015 at 1:37 - Reply

      Oi Ricardo. Vamos ver o que vai sobrar dessa MP. Normalmente essas medidas não são aprovadas da forma que são elaboradas. O maior problema que vejo foi a complicação que tudo isso se transformou. Podem até aumentar imposto, mas será que precisa deixar tudo tão complicado?

      • Adair 19 de dezembro de 2015 at 15:23 - Reply

        Olá Leandro, muito bom a forma como explicou de forma didática essa maracutaia de MP desse senhor “senador” jucá.
        Acho que a forma que esse “senador” jucá usa p/ complicar a compreensão da MP é justamente desestimular a leitura por grande parte da população leiga, pois só de ler essa MP já quase desisti de compreender, se não fosse pela ajuda do seu artigo didático.
        Deve ser dessa forma que os políticos em geral passam vários impostos de uma só vez p/ a população em geral, menos capacitada de entender seus direitos e deveres como cidadãos desse nosso país.

        Obrigado pelo excelente artigo esclarecedor.

        • Leandro Ávila 19 de dezembro de 2015 at 17:04 - Reply

          Oi Adair, o objetivo é justamente esse. Complicar para que a maioria não queira ler e entender o que está acontecendo. Deixar as coisas complicadas é uma arte das mais complexas. Provavelmente esses senadores são assessorados por profissionais experientes na arte de complicar e dificultar o entendimento das coisas.

  15. Jose Augusto 18 de dezembro de 2015 at 21:05 - Reply

    Fantástica a clareza como estão expostos os fatos. Obrigado mais uma vez Leandro.

  16. Wagner Lazzari Ribeiro 18 de dezembro de 2015 at 21:17 - Reply

    Faço um pergunta? o que acontece com uma empresa que gasta mais do que arrecada? vai quebrá….é muito fácil tirar de quem trabalha ,para manter os que não trabalham….Esse é o nosso governo….anos de recessão nos esperam….para mantermos motivados só temos uma coisa a fazer……OREMOS!!!!

    • Leandro Ávila 19 de dezembro de 2015 at 1:39 - Reply

      Oi Wagner. As empresas e as famílias buscam fazer o máximo possível com o mínimo em tempos de crise. As empresas só sobrevivem quando buscam a eficiência, quando cortam custos, aumentam a produtividade, quando fazem mais com menos. O sistema público vive em outro planeta, afinal de contas eles gastam o dinheiro dos outros.

      • Rosana 19 de dezembro de 2015 at 7:17 - Reply

        E isso tudo, em minha opinião, está levando o país à falência. Ou no melhor dos cenários, a continuar sendo eternamente um país em desenvolvimento…

  17. Antonio 18 de dezembro de 2015 at 21:24 - Reply

    Excelente artigo.Conseguiu traduzir de forma simples uma materia complexa.
    Parabens

  18. Arnezino 18 de dezembro de 2015 at 21:26 - Reply

    Mais um ótimo artigo Leandro.
    Eu gosto muito dos investimentos em renda fixa, em especial em LCA. Pelo que entendi, as aplicações em LCAs já existentes não serão tributadas com IR.
    Outra coisa, para quem não sabe a aplicação inicial mínima em LCA do BB é de R$ 50.000,00 e as demais de 1.000,00.
    Valeu obrigado!

    • Leandro Ávila 19 de dezembro de 2015 at 1:40 - Reply

      Oi Arnezio, toda mudança só valerá para novos investimentos no ano seguinte da aprovação.

  19. Andre 18 de dezembro de 2015 at 21:30 - Reply

    nossa, da cada vez mais vontade de ir embora daqui, sinceramente…..

  20. Fabio Ribeiro 18 de dezembro de 2015 at 21:30 - Reply

    Não sei se é possível, mas se mudança fosse aplicada estabelecendo faixas de valores, visando as grandes fortunas acho q seria até mais justo. Até 250 mil, de 250 a 500 mil, de 500 a 1 milhão, etc.

    • Leandro Ávila 19 de dezembro de 2015 at 3:27 - Reply

      Oi Fabio, eu acredito que você não faz justiça na cobrança de impostos. No momento de cobrar, todos deveriam ser iguais. A justiça você faz no momento de aplicar o que foi arrecadado. A justiça acontece quando o investimento na escola pública realmente beneficia os alunos, sem ser desviado ou desperdiçado. A justiça acontece quando você investe em saúde e o investimento gera retorno positivo para a população que não pode pagar por saúde privada. Já existe uma arrecadação absurdamente elevada. O problema é que a forma como isso é gasto não é justo.

    • Sandro 19 de dezembro de 2015 at 11:38 - Reply

      Isso, na minha visão, atua unica e exclusivamente como uma forma de desmotivar e descapitalizar o país. Ora, por que penalizar quem por ventura possui mais capital acumulado?
      A ver, não estamos discutindo necessidades básicas, estamos discutindo retorno e taxação sobre capital. Tecnicamente, taxação diferente sobre capital acumulado é absurdo. Mas, enfim, está na linha bolivariana…

    • DCaesar 20 de janeiro de 2016 at 12:13 - Reply

      Explica porque você acha justo tirar mais de quem poupou mais? Não acredito que é somente porque você tem um valor menor do que sua proposta.

  21. Bruno Santos 18 de dezembro de 2015 at 21:52 - Reply

    Leandro,

    Suas ponderações são, deveras, importantes para nossa reflexão.

    Sou extremadamente positivista e, de alguma forma essas medidas poderão ser benéficas para nós, poupadores.

    Um abraço

  22. Ivan 18 de dezembro de 2015 at 21:59 - Reply

    Boa noite leandro, meus parabéns por mais um conteúdo de qualidade postado, fico decepcionado como o governo em momentos de desespero realiza medidas tão severas e radicais, prejudicando + o estado deteriorado do nosso mercado econômico, infelizmente somos submissos por pessoas que não sabem administrar nosso dinheiro, e o pior, que além de não saberem administrar nos roubam. Forte Abraço, Ivan.

  23. Gilmar 18 de dezembro de 2015 at 22:00 - Reply

    Prezado Grande Meste Leandro Ávila: Obrigado mais uma vez pelos esclarecimentos, Apesar de que muita água pode rolar e cabe a nós fazermos pressão nos senadores para não aprovar esse absurdo.
    Creio que a situação política não mostra possibilidades de qualquer grande alteração no cenário antes de próximo quadriênio , quer por manutenção dos lideres atuais ou por ausência de um grupo com perfil com capacidade de mudança. Sinceramente, acho que chegou a hora de estudarmos outras alternativas: DOLAR como e quando comprar para acumular; como fazer hedge, e finalmente acumular poder aplicar la fora em Ets, Bonds, Afinal porque o investidor estrangeiro, quando o governo faz estes aumentos de tributação, ele sai e tem estas outras oportunidades e nós temos que ficar aqui pagando o pato pra este governo terrorista ? Eu sei que estas taxas de ganho ainda são maiores do mundo, mas temos que considerar que nossa moeda pode perder a qq momento com o dólar q pode apreciar; e não adianta você ter um rend. liq. em renda fixa 20% (nos 2 últimos anos) e perder 60% do patrimônio com apreciação do dolar nos 2 últimos anos…Acho que poderíamos pensar nisso. Obrigado pelo seu trabalho mais uma vez. Grato. Gilmar (apavorado)

  24. Felipe 18 de dezembro de 2015 at 22:01 - Reply

    Eu não tenho mais palavras para o que estou assistindo no Brasil…punem àqueles que se prepararam, estudaram e procuram conhecer melhor formas de aplicar seu suado dinheiro ao invés de criar regulamentos mais rígidos contra a corrupção. Hoje assistimos a entrada do Nelson Barbosa no lugar do Levy…que beleza né?! Carta branca para a Dilma voltar com as invencionices dela na área econômica…tributação nas ações, tributação diferente nas LCI e LCA’s, aumento do imposto de renda, como se já não fosse alto…em respeito ao excelente site não profiro as palavras que me veem a mente, pois a indignação é grande.

    • Leandro Ávila 19 de dezembro de 2015 at 3:30 - Reply

      Pois é Felipe. A entrada do Nelson Barbosa é um sinal de que a Dilma voltou a ser ministra da Fazenda, como no tempo do Guido Mantega.

  25. Antonio 18 de dezembro de 2015 at 22:02 - Reply

    Oi, Leandro!

    Por que vc disse que “Se não for votada até o dia 8 de março de 2016 ela irá caducar…” Por que exatamente essa data? Ela tem algo de especial?

    • Leandro Ávila 19 de dezembro de 2015 at 3:37 - Reply

      Oi Antonio, existem prazos. Este prazo foi divulgado na mídia.

  26. Raphael 18 de dezembro de 2015 at 22:03 - Reply

    Leandro, já tinha lido seu livro negro sobre o financiamento de imóveis e gostei muito. Mais uma vez, uma análise suscinta e eficaz sobre o que precisamos saber e estar antenado quanto à questão do aumento sufocativo fiscal que vem ocorrendo no país. Lamentável esse bolivarianismo ridículo para sustentar um sistema corrupto. Será possível que esses caras não saibam que estão desmotivando quem vem se esforçando para ter um patrimônio honrado e suado. Lamentável.

  27. Daniel 18 de dezembro de 2015 at 22:08 - Reply

    Leandro antes de mais nada muito obrigado pela matéria. Existe um erro na planilha MP do Tesouro Direto IPCA (estão iguais sem os dados do texto)… uma dúvida: Fiz estes dias um investimento no Tesouro Direto IPCA de 3 anos eu seria afetado ou somente vale para aplicações feitas após a aprovação da MP (caso a mesma seja aprovada). Realmente é muito triste querer guardar dinheiro e ser “punido” por isso. Novamente muito obrigado pelas matérias tem me ajudado muito. Abraços

    • Leandro Ávila 19 de dezembro de 2015 at 3:40 - Reply

      Oi Daniel, mudanças só valem no ano seguinte que a MP for aprovada e virar lei. Investimentos que você já fez ou que fizer agora ou em 2016, continuam baseados na regra antiga.

  28. Orlando 18 de dezembro de 2015 at 22:17 - Reply

    Obrigado Leandro por nos manter informados, mais essa agora, espero que essa MP do mal não passe para o nosso bem.forte abraço.

  29. George 18 de dezembro de 2015 at 22:18 - Reply

    Muito boa análise, bem completa! Realmente alguns valores irão mudar, porém, infelizmente, a carga tributária vai aumentar novamente e sem nenhuma contrapartida de serviços de qualidade! Estou muito decepcionado com a notícia da entrada do Tombini na fazenda. Eles acham que não fizeram mal o suficiente e vão cavar uma cova ainda maior. Infelizmente pode ser que a irresponsabilidade e imperícia tragam algum tipo de benéficio no curto prazo e consigam perpetuar se no poder ou pior deixar a situação tão ruim que o próximo governo fique paralisado. Já fui romântico; hoje não tenho mais emoção cívica ao ouvir o hino nacional. Mas acredito em mim, na minha família e em pessoas com ideais nobres! Parabéns pelo trabalho! Ser educador é difícil. É preciso iluminar o máximo possível de pessoas com a educação financeira, um instrumento de poder. Abraço

  30. RICARDO 18 de dezembro de 2015 at 22:29 - Reply

    Boa noite Leandro, olha so estou com uma tremenda duvida gostaria saber estou com $ 550mil em LCA no BB e com uma economia de mais $ 100mil na poupança e meu plano era colocar tudo na LCA agora com essas novas regras o que você acha .

    • Leandro Ávila 19 de dezembro de 2015 at 3:43 - Reply

      Oi Ricardo. A MP não foi aprovada, se for aprovada em 2016 as novas regras só valerão em 2017, sendo que o texto estudado aqui ainda não é o texto final.

  31. Misael 18 de dezembro de 2015 at 22:30 - Reply

    Muito obrigado por mais uma denúncia do nosso governo e querendo prejudica os investidores, seja nacional ou estrangeiros ( pois eles que ficam com uma grande fatia de investimentos).
    Estava lendo as tabelas acho que estão errados na partes dos investimentos em meses. Esta de 1 a 3 anos, mas na verdade não seria de 2 a 3 anos,só estou fando pois esta em quase todas as tabelas e tb para não confundir os nomes investidores.
    Continue nos ensinando a cada dia. Muito obrigado mais uma vez.

  32. André Ribeiro 18 de dezembro de 2015 at 22:45 - Reply

    Ao que parece essa Medida Provisória não tratava originalmente da tributação de tais investimentos (http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2015/Mpv/mpv694.htm).

    Nossos legisladores estão querendo inserir tais aumentos de tributo no Texto Legislativo.

    Essa prática espúria, denominada como “jabuti”, foi condenada pelo Supremo Tribunal Federal, mas o “ilustre” Senador está desrespeitando a ordem emanada daquela corte (http://www.stf.jus.br/portal/cms/verNoticiaDetalhe.asp?idConteudo=301892&caixaBusca=N).

    Precisamos pressionar os parlamentares que ainda trabalham para o bem dos brasileiros para que impeçam mais esse contrabando legislativo.

  33. George 18 de dezembro de 2015 at 22:48 - Reply

    ps.: me desculpem o lapso: “Barbosa” não “Tombini”.

    • Leandro Ávila 19 de dezembro de 2015 at 3:45 - Reply

      Oi George, não faz muita diferença. São farinha do mesmo saco.

  34. Luciano 18 de dezembro de 2015 at 22:56 - Reply

    Muito bom. Obrigado por compartilhar. Realmente é muito desestimulante investir no Brasil.
    O que podemos fazer é pressionar os deputados.
    Mandem e-mail para eles mostrando a indignação!

  35. Douglas 18 de dezembro de 2015 at 23:10 - Reply

    Estou pensando seriamente a investir no exterior, mesmo com o dólar alto.

    Vou abrir uma conta em uma corretora estrangeira.

    Pelo menos estarei investindo em um país onde as regras do jogo são respeitadas.

    É impressionante como esses analfabetos que (infelizmente) nos representam fazem de tudo para nos prejudicar, por outro lado “nossos representantes” vivem num luxo só.

    As coisas tendem a piorar, Barbosa na Fazenda, a provável volta da “nova matriz econômica”, a nova “derrama” de impostos (estaduais e federais).

    Quem tem dupla nacionalidade deveria ir embora o mais rápido possível.

    Infelizmente não tenho, só me resta efetuar o processo de imigração para o Canadá na área de TI.

    Salve-se quem puder!

    • Leandro Ávila 19 de dezembro de 2015 at 3:47 - Reply

      Oi Douglas. Tudo indica que é um retorno a velha nova matriz econômica. Vamos ver como será a reação do mercado na próxima semana.

      • Marcos 19 de dezembro de 2015 at 16:03 - Reply

        O mercado já começou reação sexta com queda ,3% ibov,

  36. Gilmar Passos 18 de dezembro de 2015 at 23:31 - Reply

    Mais um ótimo artigo Leandro, obrigado por esclarecer essas mudanças para pequenos investidores iniciantes como eu. Poxa mais que sacanagem desse governo hein? Desanimado.

  37. Renato 18 de dezembro de 2015 at 23:50 - Reply

    Esse governo é um grande FDP.

  38. Alexandre Souza 18 de dezembro de 2015 at 23:52 - Reply

    Lendo seus textos e aprendendo me desfiz da compra de um imóvel na planta no começo do ano e parti pra renda fixa. Não me arrependo! Já desconfiava que 2015 seria difícil,
    Com o Ministro Nelson Barbosa assumindo a Fazenda será um salve-se quem puder.
    Graças a Deus tenho um emprego estável e consigo poupar sem o fantasma do desemprego.

    Nossa! tudo feito na calada da noite. No apagar das luzes de 2015. Triste.
    Mas sigamos em frente, pois na crise sempre há oportunidade.

    Obrigado, Leandro seus artigos são valiosos.

    • Leandro Ávila 19 de dezembro de 2015 at 3:50 - Reply

      Oi Alexandre, a crise agrava a situação das construtoras. As pessoas precisam tomar cuidado com a compra de imóveis na planta. A saúde financeira da construtora e da incorporadora precisam ser sólidas.

  39. Gustavo 19 de dezembro de 2015 at 0:04 - Reply

    Palhaçada esse nosso governo, pagamos o pato por suas irresponsabilidades fiscais. Lamentável um país em que nem seu futuro se pode planejar com segurança

    • Leandro Ávila 19 de dezembro de 2015 at 3:51 - Reply

      Oi Gustavo, o maior problema é justamente essa insegurança sobre as regras do jogo. Elas podem mudar a qualquer momento diante do desespero de um governo.

  40. Edson 19 de dezembro de 2015 at 1:25 - Reply

    Prezado Leandro, bom mesmo é que o Brasil fosse um ônibus: Bastaria puxar a cordinha… Repetindo o que já escrevi em outro comentário: Nenhuma nação explorou tanto o Brasil quanto os seus próprios governantes! Aproveito para sugerir, Leandro, uma análise do Relatório da FIESP acerca do impacto da corrupção na economia do país e como isso se reflete no bolso do cidadão. Há um relatório elaborado pela FIESP, denominado “índice de Percepção da Corrupção – 2010, de agosto de 2011, disponível em http://www.fiesp.com.br/indices-pesquisas-e-publicacoes/indice-de-percepcao-da-corrupcao-2010/ que aponta que o custo da corrupção no Brasil se situa entre 1,38% e 2,3% do PIB. Pode-se dizer que é a terceira maior fatia do orçamento da União entre as verbas dos Ministérios… Toma jeito, Brasil…

    • Leandro Ávila 19 de dezembro de 2015 at 3:52 - Reply

      Oi Edson, vou dar uma olhada. Obrigado pela indicação.

  41. Renato Luis Mello 19 de dezembro de 2015 at 7:02 - Reply

    Pois é Leandro, mais uma vez o governo age como um vizinho que entra sem cerimônia em nossa casa e pega nossos pertences sem pedir licença.
    Já estive no Congresso Nacional umas vezes e vi que os parlamentares funcionam à base de pressão de grupos organizados sob determinados interesses. Daí lhe pergunto, caro Leandro, há alguma associação que eu possa me filiar para defender meus investimentos contra o assédio do Governo?
    Se não houver, não estaria na hora de criarmos tal associação com fins políticos?
    Defendo essa tese porque nós, como investidores, não conseguiremos, individualmente, fazer pressão nos parlamentares.
    Abraços e bom Natal para você e sua família.

    • Leandro Ávila 19 de dezembro de 2015 at 12:43 - Reply

      Oi Renato, o ideal é que as pessoas fossem educadas, ainda na escola, sobre qual é o papel delas como eleitores e contribuintes e qual é o papel das pessoas que foram eleitas. Poucos entendem como a coisa funciona e poucos se organizam para fazer pressão. É claro que não existe interesse nenhum em ensinar nada sobre como a economia e a política funcionam.

  42. Rosana 19 de dezembro de 2015 at 7:08 - Reply

    Leandro,

    Excelente post, ficou bem claro apesar das complexas tributações apresentadas.

    É desanimador e assustador perceber que a cada dia o governo se preocupa mais em arrumar maneiras de aumentar a carga tributária e a taxa de juros do que estimular o crescimento da economia diminuindo impostos e juros.

    Segundo recente pesquisa do Dieese, o salário mínimo deveria ser de mais de 3 mil reais.
    O que vemos é um salário mínimo quase 4 vezes menor, IR cobrado em salários de menos de 2 mil reais e impostos sobre tudo e mais um pouco!
    1) Você paga IR sobre o salário;
    2) Paga para investir;
    3) Paga para comprar.
    Enquanto isso, o poder de compra diminui, prejudicando a economia como um todo.

    E agora querem taxar também os investimentos citados em até 25%, mas obviamente sem nenhuma contrapartida em troca. Parece que o governo trabalha sempre no modo controle de danos causados por eles mesmos.

    Me chamou a atenção a tabela com 50% de desconto. Essas seriam tributações mais justas para ser utilizadas nos investimentos que hoje cobram impostos, como forma de aumentar a rentabilidade e o consequente aquecimento da economia. Mas infelizmente, o governo sempre vai na contramão…

    Abraços,

    • Leandro Ávila 19 de dezembro de 2015 at 12:46 - Reply

      Oi Rosana. Sempre que o dinheiro se movimenta de um bolso para o outro o governo está presente para ficar com uma parte.

  43. Francisco Tessarollo 19 de dezembro de 2015 at 7:37 - Reply

    Grande artigo, Leandro. Parabéns.
    Você é o cara!

  44. Lima 19 de dezembro de 2015 at 8:34 - Reply

    Olá Leandro! Parabens pela explanação e pelo entendimento desse “desentendimento nas aplicações”. Será que podemos aguardar mudança de regras nas aplicações da Previdência Privada e do mercado de açoes também? Como diria José Simão…”Brasil, o país da piada pronta”…

  45. Bruno Maffeo 19 de dezembro de 2015 at 9:10 - Reply

    Bom dia, Leandro,
    Sou leitor assíduo de seus textos e seguidor fiel de suas orientações.
    No caso presente, tenho uma consulta a lhe fazer e ficaria muito grato se puder me ajudar.
    O Tesouro Direto é reservado a pessoas físicas e não pode ser usado para compor o Fundo de Reserva de um condomínio residencial, certo?.
    Existe algum outro modo de adquirir Títulos Públicos para compor essa reserva?
    Se não houver, você recomendaria outros ativos (seguros, líquidos e rentáveis) para serem adquiridos com essa finalidade?
    Agradeço desde já sua resposta.
    Receba um forte abraço de um grande admirador de seu trabalho e de sua pessoa.

    • Leandro Ávila 19 de dezembro de 2015 at 12:52 - Reply

      Oi Bruno. As empresas podem investir em títulos públicos indiretamente através dos Fundos de Investimento. Fundos DI investem grande parte do dinheiro dos cotistas em Tesouro Selic e pós-fixados. Fundos de Renda Fixa investem em prefixados e Tesouro Prefixado.

      • Bruno Maffeo 21 de dezembro de 2015 at 8:59 - Reply

        Muito obrigado pelo esclarecimento, Leandro. Como sempre, .útil e preciso.

  46. Tiago 19 de dezembro de 2015 at 9:14 - Reply

    Oi Leandro, primeiramente meus parabens pelo excelente blog.

    Ouvi noticias ontem que o Jucá tinha voltado atrás no imposto sobre os FIIs.. vc tem alguma informação ?

    obrigado.

    • Leandro Ávila 19 de dezembro de 2015 at 12:54 - Reply

      Oi Tiago, não tive acesso a essa notícia. Fiz uma busca aqui e não encontrei. Compartilhe conosco se encontrar.

  47. CENC.BRASIL 19 de dezembro de 2015 at 9:16 - Reply

    Particularmente deixarei de lado a RF e migrarei 100% para os FIIs já com os descontos de tributação embutidos, é simplesmente lamentável o que esse governo vem fazendo.

    • Leandro Ávila 19 de dezembro de 2015 at 12:56 - Reply

      Olá. É importante ter muito cuidado ao migrar tudo que se tem para um investimento que depende muito da boa gestão de terceiros. Hoje um fundo específico pode estar gerando bons resultados pelo fato das condições estarem favoráveis e o fundo ter um bom gestor. Amanhã as condições e os resultados não são garantidos. Por isso, eu não recomendo colocar 100% do que se tem em nenhum investimento. É importante você avaliar riscos e diversificar com base nessa avaliação.

  48. Vilmíssima 19 de dezembro de 2015 at 9:37 - Reply

    Leandro, bom dia, sou novata, qual seria a melhor aplicação a fazer no momento, para um capital d +- 100mil, a poupança é uma grande ilusão, me por favor

    • Leandro Ávila 19 de dezembro de 2015 at 13:00 - Reply

      Oi Vilmíssima. O primeiro e mais importante investimento seria deixar de ser novata ou leiga. Com base nisso você nunca mais deve perguntar para ninguém sobre o que fazer com o seu dinheiro. Leia esse artigo aqui para entender. Como educador, o único investimento que eu posso recomendar é educação. Aqui no site existem muitos artigos sobre diversos investimentos. Nas livrarias existem livros, aqui também existe uma página de cursos e livros. O primeiro grande passo é assumir a responsabilidade por suas decisões. É importante entender que isso é necessário. Poupança rende muito pouco, perde para a inflação, teremos muito tempo e inflação elevada e juros elevados e não aprender agora vai custar muito caro no futuro.

  49. Joao Prospero 19 de dezembro de 2015 at 10:01 - Reply

    Parabens e obrigado por mais um texto esclarecedor e didático!

  50. Bernardo 19 de dezembro de 2015 at 10:09 - Reply

    Olá, Leandro! Excelente artigo! Parabéns! Gostaria de refletir sobre dois pontos. Primeiro, se essa MP for aprovada ainda em 2015, e se eu não estiver enganado, já em 2016 a nova tabela passará a valer abrangendo, inclusive, aplicações feitas no passado. Isso porque o fato gerador do imposto é o resgate do valor, e não a aplicação. Vale conferir, mas tenho essa interpretação. O segundo ponto é que, se realmente em 2016 as aplicações anteriores à MP forem submetidas a essas novas tabelas, valerá a pena resgatar investimentos que hoje já estão com certo nível de maturidade? (Por exemplo, aquelas que hoje já têm mais de um ano da data de aplicação – alíquotas atuais de 17,5% e 15% – valeriam a pena ser resgatadas para embolsar uma rentabilidade melhor?) Não sei se a segunda parte ficou clara, mas a ideia é buscar antecipar o resgate do que atualmente já foi rentabilizado, para, reinvestir depois submetendo-se às novas regras.

    • Leandro Ávila 19 de dezembro de 2015 at 16:32 - Reply

      Oi Bernardo. Não vai abranger aplicações feitas no passado, só aquelas que forem feitas um ano depois da aprovação das novas regras. Não li em lugar nenhum sobre a possibilidade de ser aprovado ainda em 2015. Dessa forma, não faz nenhum sentido resgatar seus investimentos agora, a não ser que a lei seja aprovada e você queira trocar investimentos que vão vencer em breve por investimentos com vencimento em prazos maiores, para que você aproveite as regras antigas por mais tempo.

  51. Luciano 19 de dezembro de 2015 at 10:44 - Reply

    No link abaixo é possível opinar se é a favor ou contra a matéria:

    http://www12.senado.gov.br/ecidadania/visualizacaomateria?id=123433

    • Leandro Ávila 19 de dezembro de 2015 at 16:33 - Reply

      Oi Luciano. Muito obrigado por compartilhar esse link.

  52. Vinícius Oliveira 19 de dezembro de 2015 at 11:02 - Reply

    Leandro, obrigado por reserva parte de seu tempo para nos ajudar.
    Cara, houve um tempo que eu me indignava com o descaso do governo para com a economia, sentimento de retidão e justiça… Atualmente com tantas notícias eu fico atônico, desmotivado…
    Veja minha situação (como de muitos), trabalho, estudo, guardo boa parte do meu salário investindo para poder dar uma qualidade de vida melhor com acesso a melhores escolas e planos de saúde para os meus filhos, que ainda faço um PLANEJAMENTO FAMILIAR…
    É lamentável , lamentável mesmo…
    Não gostaria de deixar meu país pra conquistar meus objetivos.

    • Leandro Ávila 19 de dezembro de 2015 at 16:44 - Reply

      Oi Vinícius. A maioria das pessoas não se importa com o sistema. Vivem um dia depois do outro. Aqueles que entendem como ele funciona são pessoas despertas, que acordaram para a realidade. Eu acredito que através da educação financeira é possível acordar as pessoas para a realidade. Acordadas, elas podem questionar, criticar e ajudar a transformar essa realidade. Isso vai desde o consumismo até a conscientização política. O Estado e toda a sua estrutura só existe graças aos impostos que tiram de nós. Trabalhamos para sustentar o governo e toda a sua estrutura, sem retorno equivalente ao custo. Somos prejudicados por nossa ignorância financeira, econômica e política.

  53. Eduardo 19 de dezembro de 2015 at 11:36 - Reply

    Leandro, Obrigado pelo artigo.
    Lhe pergunto, qual a burocracia para abertura de conta no exterior ?

    • Leandro Ávila 19 de dezembro de 2015 at 16:47 - Reply

      Oi Eduardo. Não tenho nenhuma experiência com relação a abertura de contas no exterior. Sei que dependendo do país o processo é mais simples ou menos simples. Preciso estudar o assunto para falar sobre ele.

  54. Fabricio Gil 19 de dezembro de 2015 at 11:40 - Reply

    Parabéns pelo artigo Leandro, não sei se alguém já pediu, mas gostaria de ver algo sobre investimentos fora do país, se valem a pena e se seriam uma opção, mesmo que com rendimento menor, mais segura, realmente não sei onde procurar informações de qualidade e isentas para uma empreitada dessas.
    Obrigado pelo site, ele mudou minha maneira de pensar e fazer investimentos, e sempre indico ele à todos meus amigos.
    Fabricio

    • Leandro Ávila 19 de dezembro de 2015 at 16:52 - Reply

      Oi Fabricio, não tenho conhecimentos sobre investimentos no exterior para compartilhar, mas se as coisas continuarem da forma que estão, terei que estudar mais sobre o assunto. Poderia ser interessante ter pelo menos uma pequena parte do seu patrimônio fora do Brasil como plano B.

  55. Marcia 19 de dezembro de 2015 at 11:49 - Reply

    Olá Leandro, comecei lendo s matérias mto tempo atrás o que mudou radicalmente minha visão em lidar com dinheiro. Hoje me interesso por Td que se refira a economia e sempre recorro as suas matérias na hora da dúvida. Agora mais uma delas vem facilitar nosso entendimento quanto a essas medidas tão complexas e ridículas. Não sou contra pagar imposto desde que eles realmente voltasse como investimento na qualidade de vida da população , o que no Brasil não é o caso! Obrigadoooo por nos ajudar na nossa educação financeira. VC é D ++++

    • Leandro Ávila 19 de dezembro de 2015 at 16:55 - Reply

      Oi Marcia. Também não sou contra pagar impostos. Eu só acho errado complicar as coisas, taxar de foma exagerada e não oferecer retorno. Se você tira da sociedade e não devolve, o nome da coisa muda para roubo. Quem rouba é que tira do outro e não entrega nada em troca. O governo existe para prestar serviços (que são pagos e custam caro), você paga pelos serviços e recebe muito pouco em troca. A maior parte é desperdiçada e desviada. Isso tira o sentido dos impostos.

  56. Luiz Heleno de Menezes 19 de dezembro de 2015 at 13:43 - Reply

    Boa tarde Leandro.
    E, obrigado pelos seus artigos.
    Quero acrescentar que para muitos de nós isto significa a destruição de toda uma vida trabalhada, muitas vezes desde os 12 ou 13 anos de idade, muitas vezes sem direito a férias, com um único propósito: Acumular um valor “X” para obter alguma renda extra “Y” no futuro, na aposentadoria.
    Ainda, penso que já tendo sido divulgada na mídia, a tributação proposta pela pífia MP é mais do que, diria 90% certa, pois todos conhecem a fúria arrecadadora do nosso estado, sabemos o que muitos pensam de investidores, sabemos que muito poucos brasileiros se manifestam já que, a grande maioria julga que não vale a pena. Infelizmente.
    Não vejo como escapar da “iminente” tributação, assim proponho que aproveitemos 2016, para aprender a investir em dólar, ouro, e principalmente como investir “fora” do Brasil, pois não consigo vislumbrar perspectivas melhores para nós brasileiros pelos próximos 50 anos. A verdade pertence aos fatos e estes estão aí desenhando o nosso futuro.
    Conto com sua orientação e ensino nesta direção Leandro.
    Mais uma vez obrigado pela oportunidade e, Feliz Natal.

  57. Homero 19 de dezembro de 2015 at 14:05 - Reply

    Parabéns pelo didático e excelente artigo !

  58. Roberto Cadore 19 de dezembro de 2015 at 15:19 - Reply

    Leandro Ávila, você é um excelente educador financeiro, suas análises são profundas, parabéns!
    Mas Leandro, qual a sua opinião sobre as consequências desastrosas para a economia, num momento já ruim, com o aumento dos impostos? O dólar irá se valorizar mais ainda? O encarecimento do crédito ao consumidor e as empresas pode desaquecer mais ainda a economia? Isso não é um ” tiro no pé “?

    • Leandro Ávila 19 de dezembro de 2015 at 17:02 - Reply

      A nossa moeda perderá valor na mesma medida que ocorrer uma queda na confiança e nas expectativas de recuperação da economia. Aumentar impostos retira dinheiro em circulação na sociedade e injeta esse dinheiro no bolso do governo. Isso ajuda a desaquecer a economia.

  59. Adair 19 de dezembro de 2015 at 15:52 - Reply

    Li numa notícia de jornal, que o governo(Dilma) passou áreas estratégicas p/ pessoas sem o perfil qualificado, só para obter apoio, o vice presidente está sob suspeita(http://www1.folha.uol.com.br/poder/2015/12/1721131-em-mensagem-cunha-cita-repasse-de-r-5-milhoes-a-michel-temer.shtml) de ter recebido propina , o Cunha é “suspeito” de ter contas regadas com propina, o Renan também está até o pescoço(www1.folha.uol.com.br/poder/2015/12/1721182-supremo-autoriza-quebra-de-sigilo-fiscal-e-bancario-de-renan.shtml) , Collor ainda ativo e eleito “senador” e continua corrupto com seus “carrinhos” e muito mais etc…

    Que país legal, todos em grandes cargos de liderança e destaque no país…

    Lembro que na iniciativa privada teve um começo de escândalo na WW referente a fraude dos testes de poluição dos carros, em pouco tempo depois o presidente da empresa se demitiu e alguns diretores foram junto para não manchar ainda mais o nome da empresa assumiram a culpa (http://g1.globo.com/carros/noticia/2015/09/ceo-da-volkswagen-renuncia-apos-escandalo-de-fraude-em-emissoes.html).

    No governo todos os “suspeitos” permanecem em seus cargos e ainda fazem manobras para atrapalhar o País e as Investigações…

    • Leandro Ávila 19 de dezembro de 2015 at 17:10 - Reply

      Oi Adair, são verdadeiras quadrilhas disputando o poder. Lembra muito o que acontece em comunidades carentes onde facções criminosas fazem guerras pelo controle de práticas criminosas na região. Um criminoso de verdade não sente vergonha, não fica constrangido quando é descoberto.

    • Leandro Ávila 19 de dezembro de 2015 at 17:14 - Reply

      Obrigado por compartilhar. Pelo que entendi, a tributação só valeria para novos investimentos em fundos. Mesmo assim, acho que se a lei vigorar no futuro, vai provocar uma desvalorização das contas. Teremos menos interessados em adquirir fundos imobiliários com a tributação e isso teria que ser compensado com uma queda nos preços.

  60. Pi 19 de dezembro de 2015 at 16:09 - Reply

    E não se esqueçam da CPMF… ou seja daqui pra frente seremos roubados na cara dura de todas as formas possíveis.

  61. Marcos 19 de dezembro de 2015 at 16:12 - Reply

    Artigo muito bom, esclarecedor.

    Como dizem: ainda há esperança, pois essa ao contrário de nós nunca morre

  62. KNG 19 de dezembro de 2015 at 19:41 - Reply

    Isto é um roubo documentado .

  63. Luiz 19 de dezembro de 2015 at 20:50 - Reply

    Olá Leandro! Na conclusão do texto vc comentou que teremos um ano para organizarmos nossos investimentos pois a MP tem previsão de ser votada em 2016. No entanto, ao longo do texto foi mostrado que no ano da aprovação da MP já teremos que bancar 50% das novas taxas. Seria isso mesmo?

    Um abraço

    • Leandro Ávila 19 de dezembro de 2015 at 22:32 - Reply

      Olá. Quando uma lei envolvendo novo imposto de renda ou aumento do imposto de renda é aprovada, ela só passa a funcionar no ano seguinte. Se for aprovada alguma mudança em 2016, ela só vai realmente funcionar em 2017.

  64. Marcos 19 de dezembro de 2015 at 21:47 - Reply

    Prezado Leandro,
    Duas sugestões para aprimoramento do texto:
    1) O STF já há algum tempo firmou a compreensão de que não se aplica o princípio da anterioridade tributária à extinção de isenção. Ou seja, com o fim da isenção, o tributo pode ser cobrado imediatamente, salvo disposição em contrário da própria lei que extingue a isenção.
    2) A anterioridade tributária (anual e nonagesimal) refere-se ao fato gerador do tributo. Quer dizer, o tributo criado ou aumentado não pode ser cobrado antes de um ano ou noventa dias da ocorrência do fato gerador. Na renda fixa, os fatos geradores ocorrem com os pagamentos dos rendimentos; não importa quando foi celebrado o contrato respectivo – a lei pode, porém, afastar a tributação em relação a contratos celebrados anteriormente, mas isso não decorre da anterioridade. Assim, p. ex., é possível que investimento em renda fixa realizado em 2015 sofra em 2017 a incidência de IR aumentado em fevereiro de 2016; isto é, nesse caso, a partir de 2017, os rendimentos auferidos podem sofrer a incidência de IR.

    • Leandro Ávila 20 de dezembro de 2015 at 0:38 - Reply

      Oi Marcos, obrigado pelo comentário. Não sei até que ponto seria apenas o fim de uma isenção ou criação de novo imposto ou aumento de imposto. No Art. 150 inciso III, b,c da Constituição Federal. A regra determina que não poderá ser cobrado tributo no mesmo exercício financeiro em que haja sido publicada a lei que os instituiu ou aumentou.

      • Marcos 20 de dezembro de 2015 at 9:43 - Reply

        A anterioridade aplica-se à instituição e ao aumento de tributo. A jurisprudência pacífica do STF é no sentido de que o fim de uma isenção não se equipara a criação ou aumento de tributo para fins de observância da anterioridade. Portanto, não se aplica a anterioridade ao fim da isenção para LCI, p. ex.

        • Leandro Ávila 20 de dezembro de 2015 at 14:43 - Reply

          Oi Marcos, mas se você tira a isenção e o imposto retorna para o que era antes, tudo bem. A questão é que não pretendem tirar a isenção e retornar o que era antes de ser isento. Eles pretendem modificar a tributação gerando enormes prejuízos para milhares de investidores que adquiriram LCI e LCA com uma expectativa de rentabilidade que previa e isenção. Se você observar a MP, verá que está bem claro que se for aprovada, só valerá para novos investimentos que forem feitos 1 ano depois da aprovação da lei.

          • Marcos 20 de dezembro de 2015 at 17:25

            Menos mal, Leandro, se a MP for convertida em Lei com essa ressalva. No entanto, se ela for convertida em Lei sem essa ressalva e sem aumento de alíquotas, não há anterioridade para a extinção da isenção.

      • Marcos 20 de dezembro de 2015 at 9:44 - Reply

        Agora, se, para a LCI, p. ex., além do fim da isenção de IR, houver aumento de alíquotas, aí sim incide o princípio da anterioridade tributária.

  65. Leonardo 19 de dezembro de 2015 at 22:09 - Reply

    Leandro parabéns por mais esse excelente artigo. Acredito que as dúvidas sobre onde incidirá ou não os efeitos dessa MP acabarão sendo dirimidas pelos Tribunais Superiores. Infelizmente a interpretação será favorável ao Fisco.

    • Leandro Ávila 20 de dezembro de 2015 at 0:40 - Reply

      Oi Leonardo, existem todas as instituições financeiras envolvidas e que serão prejudicadas com o aumento no custo de captação. Elas vão tentar defender os interesses delas.

  66. Batinga 20 de dezembro de 2015 at 1:09 - Reply

    Um governo , sem pespectiva , sempre quebram os ovos de ouro!

  67. Lucas Sotero 20 de dezembro de 2015 at 1:58 - Reply

    Pois é… a conta do populismo barato chegou. E quem vai pagar a fatura? Bem.. isso todos sabemos. São os otários como eu e vocês!!! Espero que os brasileiros que não perceberam que o populismo não leva a lugar algum tenham aprendido e saibam votar melhor em 2018.
    Detesto admitir isso, mas estou morrendo de inveja dos argentinos!!!

    • Leandro Ávila 20 de dezembro de 2015 at 14:33 - Reply

      Os Argentinos só acordaram depois que a economia foi destruída. A classificação de risco do país é RD, ou seja, são vistos como caloteiros (calote restrito). Estão com 14,30% de inflação oficial (que dizem ser manipulada) e taxa de juros de 21,75%. Ela só perde para a Venezuela, que é outro país que afundou graças a irresponsabilidade do governo com as contas públicas. Espero que o brasileiro não espere a coisa ficar dramática para reagir.

  68. EDSON RANGEL DA SILVA 20 de dezembro de 2015 at 6:49 - Reply

    Estimado Leandro.
    Excelente trabalho que nos proporciona uma visão abrangente sobre a questão tributária das aplicações.
    Vejo que a lei impede o investimento de longo prazo tão necessário ao país.. Quando se aplica, p.e., num CDB de 60 meses e há resgate antecipado, a tributação atual contempla um prêmio àquele que manteve os recursos investidos por maior prazo. Isto é, quanto maior prazo, menor a tributação, Considerando a punição para qualquer resgate antecipado, vamos dizer no caso com resgate antecipado no 50º mês para um investimento de 60 meses, o investidor será tributado em 25%. Quem cogitará de investir em CDB ou títulos do Tesouro com prazo superior a 3 anos? LCA e LCI que não são alcançadas por essa punição serão insuficientes para a demanda. Quem propôs isso é um profundo desconhecedor de aplicação financeira.

    • Leandro Ávila 20 de dezembro de 2015 at 14:36 - Reply

      Oi Edson, basta olhar o histórico do Senador que fez a proposta, e os crimes que estão sendo investigados, para perceber que o forte dele não é o mercado financeiro.

  69. Mauricio 20 de dezembro de 2015 at 7:27 - Reply

    Leandro ,parabéns pela sua dedicação em responder todas as perguntas e dúvidas, caso alguém queira mais informações sobre como investir no exterior , recomendo o site que eu acompanho , é no mesmo no mesmo nível do ,Leandro , se chama o investidorinternacional .com.br, bom estudo a todos .

  70. elpidio camargo junior 20 de dezembro de 2015 at 9:20 - Reply

    Olá Leandro! Parabéns pelo texto. Muito esclarecedor. Só o fato de os políticos estarem dispostos a penalizar até os pequenos investidores que se cansaram de “perder” dinheiro com a tradicional poupança, já é um desestímulo realmente. Gostaria muito se você realizasse uma análise sobre aplicações em LFT e poupança, considerando a hipótese de aprovação da MP 694…em 2016 e entrada em vigor em 2017. Já que haveria mudanças nas alíquotas de I.R. e a poupança continuaria isenta desta cobrança. Obrigado, abraços!

    • Leandro Ávila 20 de dezembro de 2015 at 14:39 - Reply

      Oi Elpidio. A rentabilidade da poupança está tão baixa perante os juros básicos (taxa Selic) que é provável que mesmo com a mudança no imposto a poupança continua sendo um investimento ruim.

      • elpidio camargo junior 20 de dezembro de 2015 at 14:49 - Reply

        Entendi Leandro.Obrigado! Vamos aguardar. Estarei acompanhando suas análise.

  71. Leandro 20 de dezembro de 2015 at 10:31 - Reply

    Ola Leandro,

    Obrigado pelo excelente artigo e pelo repasse da informação.
    Fiquei apenas com uma duvida. Caso esta lei seja aprovada em 2016 e passe a vigorar em 2017 quem tem investimento com vencimento para fev/2017 sofrerá com a nova tributação?

    Abraço

    • Leandro Ávila 20 de dezembro de 2015 at 14:44 - Reply

      Oi Leandro. Não importa quando vai ocorrer o vencimento. O que importa é quando o investimento foi feito. Se foi feito antes da lei ter sido criada, continua valendo a lei que existia quando o investimento foi feito.

      • Leandro 20 de dezembro de 2015 at 14:51 - Reply

        Grato pelo esclarecimento.

  72. Luiz Heleno de Menezes 20 de dezembro de 2015 at 16:28 - Reply

    Boa Tarde.

    Grato Luciano pelo link acima para manifestar opinião sobre a matéria. Registrei a minha.

    Pena que somente permite escolher se a favor ou contra. Gostaria de redigir minha opinião a esse senador, que até onde pesquisei está em ferias na Europa.

  73. Mauro 20 de dezembro de 2015 at 17:34 - Reply

    O negócio é não sofrer de véspera, depois se vier e se vier aí é hora de analisar o que fazer. Momentos como esse o melhor é esperar, movimentos errados causam grandes prejuízos.
    A única coisa que sei é que governos passam.

  74. Tiago 20 de dezembro de 2015 at 20:37 - Reply

    Leandro, como podemos saber quem são os deputados e senadores que fazem parte desta comissão mista?
    Parabéns pelo seu trabalho e dedicação.

  75. FELIPE TADEU FERNANDES PEREIRA 21 de dezembro de 2015 at 6:38 - Reply

    Olá Leandro. Como sempre, um excelente texto. Você é a minha referência em renda fixa. Agora que já investi em TD IPCA, CDB CDI, LCI e LCA estou dando os meus primeiros passos no mercado de ações e adotei o Bastter como referência.

    Uma sugestão de tópico seria a entrada do novo ministro da fazenda (Nelson Barbosa). O que pode mudar com a saída do Levy e a entrada deste. Pelo que dizem, é um expansionista, mais semelhante ao Mantega do que ao Levy. Você acha que ele pode adotar a política de não elevação da taxa de juros para diminuir a recessão mesmo correndo o risco da inflação disparar? Me lembro que quando o Mantega fez isso o pequeno investidor foi prejudicado, já que a diferença entre a inflação dos últimos 12 meses e a taxa de juros ficou muito pequena.

    • Leandro Ávila 23 de dezembro de 2015 at 1:12 - Reply

      Pode ser que o governo tente subir os juros menos do que deveria. Isso só agrava a situação. Não sabemos se ele terá problemas de aprovação das medidas que resolver tomar, como ocorreu com o Levy.

  76. Almir 21 de dezembro de 2015 at 8:32 - Reply

    Leandro, bom dia!
    Gostaria de fazer uma pergunta sobre outro assunto.
    O que acha sobre pagar seguro de vida?

    • Leandro Ávila 23 de dezembro de 2015 at 1:15 - Reply

      Oi Almir. Acho que é um custo que serve para transferir para os outros um risco que você corre. Vamos imaginar que você tenha uma esposa e filhos. Todos dependem de renda do seu trabalho. Você observa que se morrer, sua família passará por graves dificuldades. Se você ainda não tem reservas, não tem patrimônio, não possui recursos para garantir alguma estabilidade até a sua esposa conseguir um emprego, garantindo os estudos dos seus filhos, você pode pagar para que uma seguradora corra esse risco por você. Existem pessoas que precisam mais de seguro de vida do que outras.

  77. Rodrigo Veronezi 21 de dezembro de 2015 at 8:36 - Reply

    Bom dia, Leandro.

    Suponhamos que a MP seja aprovada em 2016. Os investimentos com datas retroativas serão taxados?

    Grande abraço e muito obrigado!

    • Leandro Ávila 23 de dezembro de 2015 at 1:16 - Reply

      Olá Rodrigo. Se a MP for aprovada em 2016 e seguir o mesmo modelo desta que avaliei no artigo, os investimentos taxados pela nova regra seriam aqueles que você faria em 2017.

  78. Sancle M.Porchera 21 de dezembro de 2015 at 9:57 - Reply

    Caro amigo, ajude-me a tirar minhas duvidas. Li a MP e tenho a perguntar :

    1 – Há mais de 3 anos tenho valor já aplicado em LCI. Se a MP for aprovada em 2015 ou 2016 a qual poitica da MP estarei sujeito a pagar de IR. Com desconto de 50% em 2016 e 2017? E depois?

    Abraço Sanclé

    • Leandro Ávila 23 de dezembro de 2015 at 1:19 - Reply

      A MP que avaliei neste artigo foi escrita para ser aprovada em 2015. Já foi divulgado que ela só será analisada em 2016, por isso, as datas que aparecem na MP serão modificadas. Se for aprovada em 2016, somente os investimentos que você adquirir em 2017 serão taxados pela nova regra.

  79. Armando 21 de dezembro de 2015 at 10:16 - Reply

    Olá Leandro, que bom você traduzir de forma simples essa matéria tão complexa. Eu estava lendo em várias fontes para entender e fiquei muito confuso.
    Bom mas agora ficou claro estou mais preparado para tomar minhas decisões financeiras em relação a tributação.
    Obrigado.

  80. Felipe Sotto-Maior 21 de dezembro de 2015 at 10:24 - Reply

    Minuciosa análise, Leandro, muito útil!
    Vamos acompanhar e torcer para que essa mudança não seja aprovada. Talvez fosse o caso de montar uma campanha de pressão sobre os políticos, você conhece o site “Panela de Pressão”?
    Dá uma olhada, você deveria montar uma campanha e convidar os leitores desse artigo a pressionar: http://paneladepressao.nossascidades.org/about
    Obrigado pelo ótimo conteúdo!
    Abraço!
    Felipe
    PS: Tem um pequeno erro na parte de fundos, as duas tabelas estão com o mesmo título.

    • Leandro Ávila 23 de dezembro de 2015 at 1:31 - Reply

      Oi Felipe. Obrigado. Fiz a correção. As instituições financeiras já devem estar fazendo forte pressão. O pessoal dos Fundos de Imobiliários já conseguiram alguma coisa. O senador voltou atrás (fonte).

  81. Magno 21 de dezembro de 2015 at 11:25 - Reply

    Excelente, Leandro. Obrigado.

  82. PSBorges 21 de dezembro de 2015 at 11:36 - Reply

    Boa tarde a todos;

    Pelo que ouço, a sanha arrecadadora não vai ficar só por ai. Parece que querem aprovar aumentos exorbitantes para I.R. sobre lucro imobiliário, isso sem corrigir o valor dos imóveis que já vem de longa data e também tributar em 20% os impostos sobre doação e herança. Tanto que esse ano muita gente correu nos cartórios para se antecipar a essa possível mudança.
    Alguém tem mais detalhes ?

  83. Pedro Henrique 21 de dezembro de 2015 at 11:46 - Reply

    Imposto é roubo.

  84. Marcelo Henrique 21 de dezembro de 2015 at 12:25 - Reply

    Boa tarde, Leandro. Mais um excelente artigo, como sempre.
    Normalmente espero alguns dias para me posicionar sobre a matéria, pois gosto muito dos comentários,
    que também são bastante interessantes.
    Não acredito que a MP passe com tanta facilidade. Existirá um forte lobby contrário por parte das instituições financeiras. Elas terão que pagar mais para captação de recursos. Isso acabará compensando o eventual prejuízo com o pagamento dos impostos.
    Outra questão que vem me intrigando ultimamente, é até que ponto essa diversificação de investimento é realmente interessante? Posso concentrar tudo em um determinado produto se o retorno for realmente bom. Claro que alguém irá citar a questão do FGC. Mas, se avaliarmos uma LCA do BB pagando 84 – 85% do CDI, tal aplicação se equipara hoje ao Tesouro SELIC. E mais, mesmo que o investimento ultrapasse o valor de 250 mil do FGC, é uma aplicação interessante. Porque a chance do BB quebrar é muito pequena. Se isso ocorrer, o FGC já terá ido para o espaço há muito tempo. Ou estou totalmente errado?
    Parabéns pelo seu trabalho. Você realmente é diferenciado. Feliz Natal. Paz e saúde.

    • Leandro Ávila 23 de dezembro de 2015 at 1:41 - Reply

      Oi Marcelo. A possibilidade de bancos grandes como o BB, Caixa, e grandes bancos privados como Itaú e Bradesco quebrarem é muito pequena. São bancos tão grandes que sua quebra arrastariam toda a economia para o fundo do poço.

  85. Louis 21 de dezembro de 2015 at 15:03 - Reply

    Minha forma de protesto: estou consumindo o mínimo possível, para tentar pagar menos imposto. Estou adiando a troca do meu carro que já tem 10 anos, não vou dar 40% do valor de um carro zero em impostos de mão beijada para o governo. Fiquei 1 ano praticamente sem comprar roupa, comprei tudo de uma vez em Miami. Acho que só terminando de quebrar o país é que o povão vai acordar e não colocar mais populistas no poder.

    • Leandro Ávila 23 de dezembro de 2015 at 1:44 - Reply

      Oi Louis. O problema não é pagar impostos. O problema é não receber o que foi pago de volta em forma de bons serviços.

  86. Fernando Lanfranchi 21 de dezembro de 2015 at 16:42 - Reply

    Leandro, excelente post! Cliquei no link da MP para entender melhor e percebi que o texto refere-se a tributação de IR de Capital próprio para empresas que, já está aprovada inclusive. Tentei buscar no Google e infelizmente não encontrei a MP correta. Poderia informar? Parabéns mais uma vez!

    • Leandro Ávila 23 de dezembro de 2015 at 1:45 - Reply

      Oi Fernando. MP correta é essa mesma que existe aqui no artigo. O problema é que ela originalmente tinha um proposito e o grande Senador adicionar diversos outros artigos sobre investimentos de renda fixa. Basta você olhar o artigo 2 em diante que você encontrará o conteúdo.

  87. Tarcísio Ribeiro 21 de dezembro de 2015 at 18:10 - Reply

    Agradeço por mais um excelente artigo Leandro.
    Se essa MP for aprovada além de termos que pagar mais impostos, ainda vai ficar muito mais complexo escolher o melhor ativo para cada perfil de investidor, pois vai tirar o atrativo de vários investimentos como Tesouro Selic e LCI, diminuindo ainda mais a quantidade de investidores no Brasil.

    • Leandro Ávila 23 de dezembro de 2015 at 1:49 - Reply

      Oi Tarcísio. Infelizmente vai ficar mais complexo. O ideal era simplificar e não complicar os impostos. Um advogado tributarista resolveu reunir todas as leis sobre impostos do Brasil em um único livro. Esse livro tem 41 mil páginas, pesa 7 toneladas. Ele provavelmente vai ter que adicionar mais páginas nesse livro. Veja a reportagem. Eu acho que eles complicam as coisas de propósito. null

  88. Investidor Disciplinado 21 de dezembro de 2015 at 21:07 - Reply

    Ótimo texto. Obrigado por comentar mais este atentado contra a economia. O país vai a nocaute, já estamos cambaleando…

  89. jamesson 21 de dezembro de 2015 at 21:18 - Reply

    Com saida de Levy da pasta da fazenda podemos comemorar o arquivamento do imposto sobre LCI , LCA ?

  90. Wang Wei Cheng 21 de dezembro de 2015 at 22:27 - Reply

    Governo adora acabar com a festa. Brincadeira…

  91. Bernardo 22 de dezembro de 2015 at 9:52 - Reply

    Leandro, muito bom!
    Uma sugestão, que já é uma tendência na Venezuela ou Peru por exemplo, é que o clube dos poupadores começasse a falar um pouco mais sobre investimentos no exterior, nos EUA por exemplo. Até mesmo comprar os títulos do tesouro só que em dólar, aplicação em bonds de empresas americanas e até mesmo brasileiras (Itaú, Suzano e outras com bom fundamentos). Enfim, creio que para quem quer fazer um mix interessante da carteira, não dá para aplicar só no Brasil, existe muito risco por aí.

  92. Francois 22 de dezembro de 2015 at 10:55 - Reply

    Oi Leandro,

    Fazendo um vinculo com outro artigo seu… O fim da insencao do LCI vai encarecer o credito imobilario e agravar a crise imobiliaria, nao e?

    Obrigado pelas informacoes… Tomara que nao passam estas medidas que prejudicam muito os investimentos em renda fixa.

    Abcs
    Francois

    • Leandro Ávila 23 de dezembro de 2015 at 1:59 - Reply

      Oi Francois. Existem construtoras e incorporadoras que fazem empréstimos para investir em seus empreendimentos e os bancos emitem LCI. O desinteresse dos investidores por LCI´s pode tornar mais difícil a oferta de crédito.

  93. Vinicius 22 de dezembro de 2015 at 14:51 - Reply

    Parabéns pelo texto, uma análise técnica, clara e atualizada!

  94. Laine 22 de dezembro de 2015 at 19:21 - Reply

    Ola Leandro! Otimo artigo. Concordo com seu texto e com seus comentarios em geral. A raiz do mal e a falta de educacao, O povo pensa que educacao = diploma, esse e o problema. Infelizmente a crise do nosso pais e bem profunda, e uma crise de carater.

  95. Dani Perondi 22 de dezembro de 2015 at 20:46 - Reply

    Grande matéria,

    Sou investidor do que sobra todo mês, praticamente rapo minha conta corrente e passo tudo para LCI,
    porém fiquei surpreso coma possibilidade de imposto sobre o mesmo ativo.
    E isso gera dúvidas, de onde devo investir em um país com tantas incertezas.
    Predizer um amanhã é quase impossível, investir em capital (desculpe a expressão, mas “loucura”), como sou novo e nunca investi em capital (imóveis) sempre fiquei com medo. Espero que o país ao menos não tribute e penalize setores que já possuem poucos investimentos, passando a tributar investimento neste setores.
    Acredito que a grande maioria se pergunta e ai, o que fazer com quem da o sangue todo mês para sobrar um pouco do que ganha, porém, não têm mais opções no Brasil para investir.

    Abraços e ótima matéria

    • Leandro Ávila 23 de dezembro de 2015 at 2:04 - Reply

      Oi Dani, como a lei não foi aprovada, você deve continuar investindo onde estava investindo. O maior problema da nossa economia hoje é essa dificuldade de ter uma visão clara sobre o futuro. É como dirigir em uma estrada com nevoeiro e baixa visibilidade. Todo mundo tende a diminuir a velocidade por não saber o que existe na frente.

  96. Nihey 22 de dezembro de 2015 at 22:09 - Reply

    Ao que me parece, pro governo parece mais interessante tributar os investidores, vistos pela esquerda como “A Elite Branca e Opressora” do que fazer um imposto que todos os brasileiros sintam diretamente no bolso (CPMF) – apesar de que ambos os casos seriam um roubo.

    O que não percebem é que com essas medidas, vão tirar dinheiro do mercado, aumentando ainda mais a crise – e consequentemente levando eles mesmo a arrecadar menos no longo prazo. Sinto cada vez mais nojo do governo, o monstro que ele é está cada vez mais exposto.

    Estou vendo que vamos ter que chegar no fundo do poço (como a Argentina) pra poder finalmente voltar a ter progresso (como a Argentina).

    Obrigado pelo artigo Leandro, foi muito esclarecedor!

    • Leandro Ávila 23 de dezembro de 2015 at 2:09 - Reply

      Oi Nihey. Acho que o governo vai tentar aumentar a arrecadação de todas as formas. O difícil será encontrar apoio para isso.

  97. Investidor Internacional 23 de dezembro de 2015 at 15:15 - Reply

    Olá Leandro,

    Há meses acompanho seu blog e tenho indicado muito o artigo sobre Títulos de Capitalização. Ainda tem muita gente que cai nessa.

    Sobre o tema dos impostos, vejo que este é o grande problema de se querer fazer qualquer coisa no Brasil, a incerteza.

    É impossível fazer qualquer planejamento de longo prazo, pois nunca saberemos quando o governo vai mudar as regras do jogo, em geral pra pior.

    Quanta gente planejando aposentadoria com Fundos Imobiliários e agora com risco real de tomar uma garfada de 17% nos rendimentos, fora o aumento de tributação nos outros tipos de investimento. Ao mesmo tempo a inflação vem que vem comendo os salários e o desemprego é cada dia maior.

    Como diria Roberto Campos: “O Brasil não corre o menor risco de dar certo”

    Abçs!

    • Leandro Ávila 31 de dezembro de 2015 at 2:24 - Reply

      Pois é, fica difícil dar certo se não ocorrer uma mudança de mentalidade.

  98. Fabiana 23 de dezembro de 2015 at 18:06 - Reply

    É incrível como um Governo Socialista que a princípio se diz a favor do povo, só sabe tomar atitudes que prejudiquem o povo, em suma o país, pois continuamos subdesenvolvidos e o seu povo se vê cada vez mais explorado e cobrado com altos impostos, juros, etc e sem saída para poder crescer, progredir e prosperar.
    E tudo isso para grupos políticos que se sentem monarcas abastados e intolerantes, fazendo ações irresponsáveis com o único intuito de se perpetuarem no poder às custas do país.

    Muito obrigada pelo artigo, pelo site e as dicas. Temos de ficar atentos. Ao contrário de muitos nos comentários eu não votei nesse grupo, lamento que a minoria consciente sempre paga pela ação imediatista e ignorante de uma maioria que só quer mais Estado sem ter noção dos custos disso.

    • Leandro Ávila 31 de dezembro de 2015 at 2:26 - Reply

      Oi Fabiana. Muitos políticos se sentem e se comportam como monarcas, não como servidores da população.

  99. Elinor Luciano Maia 25 de dezembro de 2015 at 23:58 - Reply

    Leandro, Parabéns pelo site. Fiquei com uma dúvida cruel, que deve ser também de outros companheiros: Se a MP for aprovada esse ano ainda (acho difícil pois estão doidos para entrar em recesso), mas se for, a cobrança de IR nas LCI começam já em 2016, somente para os novos aportes ou certificados criados a partir de Jan 2016 ou quem fizer, como eu e criar uma LCI em 29-12-15, continuaria isento de IR por 3 anos (ou seja, até o vencimento)???
    Se puder nos esclarecer, agradeço a atenção e aproveito para desejar um Feliz Natal e um ótimo 2016.
    Elinor Maia

    • Leandro Ávila 31 de dezembro de 2015 at 2:27 - Reply

      Oi Elinor, não será aprovada em 2015 e não existe garantias de que será aprovada em 2016 exatamente como foi formulada. Se for aprovada em 2016 as mudanças só devem valer para investimentos feitos em 2017.

  100. Thiago 26 de dezembro de 2015 at 7:57 - Reply

    Leandro, bom dia! Os investimentos feitos antes da vigência das novas regras serão obrigatoriamente taxados conforme regras vigentes no momento do investimento?

    • Leandro Ávila 31 de dezembro de 2015 at 2:28 - Reply

      Tudo indica que os investimentos feitos antes da mudança continuam seguindo as regras que estavam vigorando quando o investimento foi feito.

  101. Liege 29 de dezembro de 2015 at 14:03 - Reply

    Sobre os FIIs e ações, se eu comprar as cotas antes da aprovação da MP vale a regra antiga ou muda tudo depois da aprovação?

    • Leandro Ávila 31 de dezembro de 2015 at 2:29 - Reply

      Oi Liege. A MP indica que as regras só mudam para investimentos feitos no ano depois da aprovação. Se alguma coisa for aprovada em 2016, a regra nova só vale para investimentos feitos em 2017.

      • Jr 2 de fevereiro de 2016 at 14:39 - Reply

        Quanto à questão do “fato gerador”, meu receio é que para os FIIs já adquiridos acabem valendo as novas regras de imediato…

  102. SÓCRATES 29 de dezembro de 2015 at 21:33 - Reply

    Olá Leandro em primeiro lugar obrigado pela aula!
    Acabei de ler uma notícia no Valor econômico onde o mesmo fala na preocupação do governo com operações compromissadas.
    Eis o texto:
    “Guerra contra o CDI é adiada por um ano:Não vai ser em 2016. Mas não passará de 2017 uma profunda reforma da tributação dos investimentos em renda fixa que terá como objetivos, entre outros, o de acabar com aberração da isenção fiscal dada ao investimento em Letras de Crédito Imobiliário e Agrícola (LCI e LCA), o de declarar guerra contra o CDI como indexador e a tentativa de desarmar a bomba trilionária das operações compromissadas que encurtam perigosamente a dívida pública”.
    Fonte Valor Econômico.
    Minhas dúvidas são:
    1-O que vem a ser bomba trilionária das operações compromissadas e isso poderia indicar que o governo pode dar um calote básico na dívida pública?
    2-Não ocorrendo o impeachment e o congresso não aprovando, em retaliação,a reforma da previdência, CPMF, ou a MP 694, o que restará ao governo que pelo visto não recuará frente a novos cortes de gastos…Confesso que começo a me preocupar com minha atual exposição em título públicos, o que acha?

    • Leandro Ávila 20 de janeiro de 2016 at 2:47 - Reply

      Oi Sócrates. O atual governo detesta investimentos pós-fixados atrelados a taxa Selic e ao CDI. Tudo indica que eles pretendem deixar este tipo de investimento menos vantajoso. Se o governo der calote nos títulos públicos da dívida interna (dívida paga em reais) o problema será tão grave que teremos que nos preocupar sobre como iremos nos alimentar e não sobre como iremos investir. Por isso governo nenhum pensa na possibilidade de dar calote em títulos públicos. Seria o mesmo que destruir a economia e o valor da moeda nacional.

  103. Guilherme 30 de dezembro de 2015 at 18:08 - Reply

    Há tempos não via um artigo tão esclarecedor sobre um tema demasiadamente espinhoso. Apresentação clara e direta. Mas os maiores elogios vão para a lucidez dos seus comentários, Leandro. Enquanto houver pensamentos assim, haverá esperança. Num país alienado, corrupto na essência, uma pequena corja de safados – eleitos como nossos representantes!!!!- consegue destruir quase tudo, visando SOS objetivos mais pré-historicos: poder e as mordomias.

    • Leandro Ávila 4 de janeiro de 2016 at 12:35 - Reply

      Oi Guilherme. O políticos eleitos que temos hoje é um reflexo do nível de consciência e educação da população. Pessoas conscientes fazem parte de uma minoria. Essa é a origem do problema que precisa ser enfrentada.

  104. Kiubys 4 de janeiro de 2016 at 0:17 - Reply

    Olá Leandro se eu investir em LCA antes do governo passar a cobrar os impostos eu serei obrigado a pagar também ??

    • Leandro Ávila 4 de janeiro de 2016 at 12:41 - Reply

      Oi Kiubys, como mostrei no artigo, a MP diz que a mudança só irá vigorar para novos investimentos que forem feitos 1 ano depois da mudança.

  105. Maira 4 de janeiro de 2016 at 11:47 - Reply

    Olá Leandro! Ótimo artigo. Estou profundamente triste com a situação. Qual seria melhor forma de escapar do roubo do Governo? Investir no exterior? Onde? Deixar na Poupança vale mais a pena?
    Se eu investir em janeiro agora de 2016 por 3 anos eu escapo disso???? Perdida.

    • Leandro Ávila 4 de janeiro de 2016 at 12:43 - Reply

      Oi Maira. Como mostrei no artigo, se a MP for aprovada em 2016 as novas regras só valem para novos investimentos feitos em 2017.

      • Rodrigo 17 de janeiro de 2016 at 11:03 - Reply

        Entendi. Quer dizer que se eu investir em uma LCI que tem duração de 2 anos (até 2018) ela deve continuar isenta de IR, mesmo que essas novas regras sejam aprovadas este ano?

        • Leandro Ávila 20 de janeiro de 2016 at 2:38 - Reply

          Sim. Tudo indica que se alguma mudança for aprovada ela não valerá para investimentos que já foram feitos no passado.

  106. jonathas sales 5 de janeiro de 2016 at 10:57 - Reply

    Olá Leandro Ávila, faz dois anos que eu tenho aprendido muito com os seus artigos, sou investidor do tesouro direto e gostaria de saber se tem algum site que eu possa fazer comparações entre títulos públicos e privados CDB, LCI, LCA e outros.
    PS : Desde já agradeço!.

  107. Luis Henrique 6 de janeiro de 2016 at 10:51 - Reply

    Bom dia Leandro!
    Gostaria de saber se caso seja aprovado o imposto sobre a LCI este será incidido sobre uma aplicação já realizada em LCI.

    obrigado! e parabéns pelo seu site

    • Leandro Ávila 20 de janeiro de 2016 at 2:43 - Reply

      Oi Luis. Provavelmente só irá valer para novos investimentos feitos no ano seguinte ao ano da aprovação.

  108. Sandro Trader 9 de janeiro de 2016 at 12:46 - Reply

    Tristes noticias , mas infelizmente é o reflexo da ideologia sócio/comunista dos que estão no poder, mais ainda de todos os políticos com viés social, os economistas e quem vive o mercado financeiro já previa isso acontecendo, o governo esta apenas preocupado com seus interesses e não do povo ou não tem interesse que ninguém fique prospero que dirá rico, de forma salvável. procuro ser otimista, mas vivendo neste pais e quando adquirimos uma plena consciência e intelectualidade global. Vemos que o brasil tem problemas estruturas graves de longo prazo e não estou dizendo longo prazo de 10 anos, e sim de 300 anos, o problema não só os políticos e sim todo povo brasileiro, pois vive em um ciclo vicioso de levar vantagem em tudo os políticos são povo também.solução: bem difícil, precisaria de um estadista ou sei lá uma guerra civil infelizmente, analisando a história só um grande impacto social no pais pode mudar, como a teoria da destruição e reconstrução diz, se não vai tudo indo mornamente, como sempre, crize -> planos/pacotes-> +impostos -> pobreza-> pequena melhora, PIB sob +5 , cai -3, e assim vai, no samba, carnaval , futebol, e praia, eterno pais agrícola e seleiro do mundo.

    • Leandro Ávila 20 de janeiro de 2016 at 2:42 - Reply

      Oi Sandro. Existe um problema cultural. Os políticos que temos é apenas um espelho da sociedade que temos. Mudar uma cultura pode demorar gerações.

  109. Givaldo 9 de janeiro de 2016 at 22:38 - Reply

    Excelente artigo, Leando Ávila. Obrigado por compartilhar seus conhecimentos.

    Tire-me uma dúvida: Caso a MP seja aprovada agora em fevereiro/2016, os investimentos realizados em 2016, mesmo que os vencimentos aconteçam em 2017 ou 2018, eles não seriam atingidos por esta MP?

    • Leandro Ávila 20 de janeiro de 2016 at 2:40 - Reply

      Oi Givaldo. Se a MP for aprovada em 2016 a mudança só afetará investimentos feitos em 2017.

  110. Walter Aquino 10 de janeiro de 2016 at 13:18 - Reply

    Prezado Leandro, bom dia! Li diversas matérias suas e de todos os sites que frequento, este é o que possui a linguagem de mais fácil compreensão. Esta sua matéria apenas demonstra a total falta de respeito do Governo Federal com a população. Sabemos que na economia temos apenas 3 agentes econômicos: Famílias, Empresas e Governo, e caso a conta do Governo fique negativa, quem terá que arcar com isso são as Famílias e as Empresas. Podemos esperar outras tributações bem piores para este ano de 201…

  111. Fernando 18 de janeiro de 2016 at 11:06 - Reply

    É impressão minha ou agora em 2016 está mais dificil de se conseguir LCI’s e LCA’s nas mesmas condições de antes?

    No final do ano passado, eu havia consultado o site do BB e as condições para aplicação em LCA eram de valor mínimo: R$ 30.000 e taxa 84% do CDI.

    No ínicio de 2016, vi que o valor mínimo foi alterado para R$ 50.000 e a taxa passou a ser 81% do CDI.

    Na CAIXA, tive a mesma informação. Para valores que antes eu conseguia cerca de 85% do CDI, agora só consigo 81%

    Como tenho um perfil extremamente conservador, ainda não tenho coragem de aplicar em bancos médios ou pequenos.

    Alguém mais percebeu isso? Será que isso só ocorreu nos bancos públicos? Eu é que realmente dei “azar”?

    • Leandro Ávila 20 de janeiro de 2016 at 2:37 - Reply

      Oi Fernando. É isso mesmo que está acontecendo. Como ainda existem muitos com perfil extremamente conservador, os bancos públicos tiram proveito. Recomendo que experimente investir em bancos médios, faça isso com valores pequenos e dentro da proteção oferecida pelo FGC.

  112. Rodrigo 19 de janeiro de 2016 at 0:42 - Reply

    Olá Leandro, hj ( 19/01/2016 ) já se tem alguma novidade sobre essa MP?
    Pelo que tem acontecido ultimamente e notícias na imprensa vc acha que realmente vai passar ou existe chance maior de arquivamento?

    Obrigado,
    Parabéns pelo seu trabalho.

    • Leandro Ávila 20 de janeiro de 2016 at 2:35 - Reply

      Oi Rodrigo. É difícil prever diante do que o atual governo.

  113. Walisson 19 de janeiro de 2016 at 15:23 - Reply

    Olá Leandro, mais uma parabéns pelo artigo.

    O país faz um imenso esforço para as que as pessoas façam atitudes ilícitas. No Brasil quem faz a coisa certa é bobo!!!

    • Leandro Ávila 20 de janeiro de 2016 at 2:34 - Reply

      Oi Walisson, eu prefiro fazer o papel de bobo e dormir com a minha consciência tranquila.

  114. Rodrigo 21 de janeiro de 2016 at 6:20 - Reply

    Só um detalhe, eu sei que é quase impossível prever o rendimento futuro e na verdade não sei se me expressei mal. Minha dúvida é o funcionamento desse sistema de subida e descida dos valores de % da LTN. É verdadeira a informação de que quanto mais a taxa de juros da economia sobe impacta no valor da LTN para baixo e vice versa ?
    Por exemplo consultei o valor pago em uma LTN pré fixada em 2012 que pagava 12% a.a. e agora tem no site por 16% a.a. ( que no caso é uma boa diferença para mais )

  115. Jarbas 5 de fevereiro de 2016 at 8:37 - Reply

    Leandro, a MP foi retirada de vez?

  116. Maria de Jesus 29 de fevereiro de 2016 at 14:50 - Reply

    Boa tarde Leandro Ávila, quero iniciar meu investimento no tesouro direto. Nao tenho necessidade de regaste semestral, porem estou em duvida ainda. O que vc me aconselharia? Investir mais ou menos uns 2.500,00 seria uma boa?

    • Leandro Ávila 24 de janeiro de 2017 at 13:43 - Reply

      Oi Maria. A melhor opção seria primeiro dedicar um pouco mais de tempo aprendendo o funcionamento dos investimentos, como é o caso dos títulos públicos. A pior de todas as opções será perguntar para os outros o que fazer com o seu dinheiro. Assim que você começar a ler outros artigos aqui do Clube verá que isso é o maior de todos os problemas do pequeno investidor.

  117. Jonas Voltz 1 de março de 2016 at 17:42 - Reply

    Leandro.

    Muito obrigado por dedicar seu tempo para a manutenção do seu blog que é um, senão o melhor, dos que pude encontrar sobre educação financeira.

    Como ficou afinal a MP 694?? Até onde pesquisei a mesma foi aprovada pelo Senado, entretanto a comissão mista alterou o texto original e a mesma hoje encontra-se em tramitação na câmara.

    O artigo 33 que trata do IR sobre o rendimentos dos FII´s foi realmente removido? Até onde pude ver, creio que sim???

    Muito obrigado mais uma vez, e parabéns pelo ótimo conteúdo?

    • Leandro Ávila 24 de janeiro de 2017 at 13:42 - Reply

      Oi Jonas. Neste momento os deputados e senadores estão mais preocupados em escapar das investigações que a polícia e a justiça estão fazendo.

  118. Bruno 28 de dezembro de 2016 at 7:45 - Reply

    Essa MP foi votada?

  119. Thiago 24 de janeiro de 2017 at 13:06 - Reply

    Leandro, que fim levou esse tema?

    • Leandro Ávila 24 de janeiro de 2017 at 13:41 - Reply

      Oi Thiago. Com a queda da última presidente, tudo indica que ficou difícil transferir a culpa pelos problemas fiscais que o Brasil enfrenta para o bolso da população que faz seus pequenos investimentos. Ficou evidente que se falta dinheiro não é por falta de imposto. É falta de honestidade e falta de competência dos governantes.

Leave A Comment

Compartilhe com um amigo