Não pergunte onde investir para um Educador Financeiro

Pessoas que perguntam para as outras: “onde você acha que devo investir meu dinheiro?” estão correndo um sério risco. Se você está perguntando ou já fez esta pergunta no passado e seguiu o conselho dos outros, pare o que está fazendo. Ou você já está perdendo dinheiro ou está prestes a perder.

A pergunta “Onde investir meu dinheiro?” é um barulho aterrorizante para os ouvidos de um educador financeiro e música celestial para os ouvidos dos gerentes de banco, consultores financeiros, planejadores financeiros, corretores de imóveis, corretores de planos de previdência, vendedores de consórcio, franqueadores, etc, etc, etc.

São muitos os nomes usados pelos profissionais que trabalham dizendo onde as pessoas devem investir dinheiro. Não tenho nada contra estas pessoas. O trabalho delas é muito importante para as empresas que representam.

Sou contra a falta de educação financeira das pessoas que as levam a acreditar que não são capazes de aprender a cuidar do próprio dinheiro. Estão sempre querendo transferir esta responsabilidade para um terceiro por terem medo e acharem que são incapazes de aprender.

O problema em perguntar para um terceiro é que este lucra quando suas recomendações são aceitas e seguidas.

Se você visitar uma imobiliária ou uma incorporadora e perguntar onde investir seu dinheiro, não espere que eles recomendem abrir uma franquia ou investir em títulos públicos. É evidente que para eles os imóveis sempre serão os melhores investimentos, mesmo que para isto você tenha que se endividar por 35 anos.

Não pergunte para o gerente do seu banco qual é o banco que oferece as melhores opções de investimento. É evidente que tudo que existe de melhor está no banco onde ele trabalha, aquele que paga o seu salário e as bonificações, quando este consegue te convencer a investir nos produtos do banco.

Reflita um pouco e perceba que ninguém está disposto a dizer a verdade quando você pergunta. Esconder a verdade parece fazer parte da natureza humana, principalmente quando existem interesses financeiros em jogo. Assista este vídeo de 2 minuto antes de continuar.

O autor do vídeo diz:

O filósofo Blaise Pascal dizia:  “O ser humano seria simplesmente disfarce, mentira e hipocrisia”. Isto significa que nós enganamos os outros e também enganamos a nós mesmos. A verdade é a mentira e a mentira é o que sustenta a vida social. Diante de um surto de verdade mundial (todas as pessoas dizendo a verdade) a vida se tornaria insuportável justamente porque a verdade é insuportável.

Isso não é válido só para a sua vida financeira. Isto também vale para outras áreas da sua vida.

É por isto que fico triste quando alguém me pergunta onde investir. Sei que esta pessoa só faz este tipo de pergunta por sofrer de carências na sua educação financeira.

Muitas vezes recebo mensagens de advogados, médicos, engenheiros, empresários, pessoas que possuem grande conhecimento acadêmico e muita experiência em suas profissões. São pessoas que sabem ganhar dinheiro por serem competentes no seu trabalho. O problema que enfrentam é não saber o que fazer com o próprio dinheiro depois que ele está no bolso.

Recentemente um comercial de um grande banco explorou este problema e apresentou a pior das soluções (perguntar onde investir para um de seus gerentes). Primeiro ele mostra diversas pessoas de idades, profissões e níveis sociais diferentes conversando com outras pessoas sobre onde investir dinheiro. Um sempre tem uma sugestão totalmente diferente da outra. Assista o vídeo que possui 1 minuto:

O vídeo termina com a frase “Quando todo mundo tem algo a dizer, não é bom ter alguém que te escute primeiro?”. Uma voz conclui a propaganda dizendo que você deveria conversar com um dos gerentes do banco pois só eles são capacitados para serem o seu guia quando o assunto é investimentos. Será mesmo?

Se eu pudesse dar um desfecho coerente para este vídeo ele transmitiria a seguinte mensagem:

“Viu o que acontece quando você pergunta para os outros onde investir seu dinheiro? Cada um tem uma opinião diferente. Pare de ouvir o que os outros querem que você faça com seu dinheiro. O melhor e o primeiro investimento que você deve fazer é na sua educação financeira para que você nunca mais precise pedir a opinião dos outros sobre o seu dinheiro.”

Não tenho nada contra este banco é um dos maiores bancos do mundo. Bancos são empresas com fins lucrativos e eles só podem vender os produtos que oferecem se te convencerem que eles possuem as melhores soluções. É para isto que existe a propaganda e o marketing.

Meu objetivo como educador é diferente do objetivo do banco. Meu principal objetivo é te motivar a aprender mais. Qualquer pessoa pode aprender a pescar, só que ninguém pode ser forçado a aprender. Você precisa ser motivado, precisa desejar aprender. Aqui temos uma grande diferença entre educadores financeiros e os outros.

O educador é um motivador, um apontador de caminhos, mas só você pode trilhar os caminhos e abrir as portas.

O educador liberta, te estimula a desenvolver novas habilidade e buscar novos conhecimentos para que você se torne livre e independente nas suas decisões. Isto inclui se autoresponsabilizar pelos sucessos e pelos fracassos destas decisões.

Os outros não querem que você aprenda a investir seu dinheiro. Eles querem continuar sendo os únicos detentores do conhecimento. Eles querem que você fique dependente e sempre pergunte para eles onde investir. Eles querem que você continue se sentindo inseguro e por isto costumam se comunicar de forma difícil. Assim eles vão continuar recomendando os melhores investimentos sem que você seja capaz de questionar e perceber que o melhor para eles nem sempre é o melhor para você.

Perceba que o educador combate a ignorância e os outros se beneficiam dela.

O educador vive de ensinar as pessoas a tomarem decisões por conta própria e os outros vivem tomando as decisões no lugar das pessoas.

Apenas a educação liberta.

Se você tem muito tempo livre, mas não tem dinheiro para investir na sua educação financeira, não se preocupe. Aproveite sua disponibilidade de tempo para aprender através da própria internet. Eu e muitos outros autores independentes escrevem artigos regularmente. No menu horizontal superior desta página existe uma opção chamada “Artigos”. Você encontrará todos os artigos que já escrevi organizados em categorias. No final da página, onde falo sobre este projeto, existe a lista com tudo que já escrevi. Veja aqui.

Se você tem pouco tempo livre e já tem dinheiro para investir, você pode acelerar seu aprendizado através dos livros e cursos online que eu recomendo através desta página aqui. Eu conheço de perto todos estes materiais de educação financeira que recomendo por ter participado (direta ou indiretamente) da sua produção ou da sua divulgação. As livrarias também estão repletas de autores de boa qualidade, infelizmente nem todos são tão independentes, mas com o tempo você vai perceber quem são aqueles preocupados com o leitor e os que estão só ajudando a divulgar os produtos mais lucrativos para bancos e outras instituições.

Com isto você não tem mais desculpa para não saber cuidar do seu próprio dinheiro e nem para perguntar aos outros o que você deveria fazer.

Não pergunte onde investir para um Educador Financeiro. Pergunte o que você precisa aprender para nunca mais precisar fazer este tipo de pergunta para os outros.

By |24/11/2014|Categories: Investimentos|105 Comments

About the Author:

Leandro Ávila é administrador de empresas, educador independente especializado em Educação Financeira. Além de editor do Clube dos Poupadores é autor dos livros: Reeducação Financeira, Investidor Consciente, Investimentos que rendem mais, e livros sobre Como comprar e investir em imóveis.

105 Comments

  1. Seiiti Arata 24 de novembro de 2014 at 18:28 - Reply

    Gostei muito do artigo, Leandro! Parabéns!

    E para os que não conseguem dominar o ímpeto em perguntar para os outros sobre onde investir, minha dica é:

    -continue perguntando e entrevistando todas as boas fontes que encontrar, porém sempre entenda muito bem qual é a fonte que oferece respostas e que tipo de interesses ela representa ou viés pode carregar.

    Acumule conhecimento nesse processo e construa seu conhecimento a partir de seu senso crítico sobre o que coletou na fase de entrevistas. E assuma responsabilidade pelos resultados que colher.

    Abraço!

    • Leandro Ávila 24 de novembro de 2014 at 21:10 - Reply

      Olá Seiiti Arata, muito obrigado por deixar seu comentário aqui. Você é um dos educadores independentes que sempre que posso recomendo para meus leitores. Inclusive pretendo escrever mais sobre a baixa produtividade das pessoas neste final de ano. Quero estimular meus leitores para que avaliem o que conseguiram produzir durante o ano. As pessoas desperdiçam muito tempo com coisas sem importância e deixam o que é mais importante de lado. Muitas vezes isto reflete negativamente nas suas finanças. Nem sempre a baixa renda ou a dificuldade de poupar é o problema. Muitas dificuldades podem se originar na baixa produtividade das pessoas. E nestes artigos pretendo usar muito do que aprendi nos seus vídeos, como os vídeos gratuitos que você já produziu sobre produtividade. Um abraço e obrigado por aparecer aqui.

  2. Jose Americo 24 de novembro de 2014 at 18:49 - Reply

    Leandro,

    Mais uma vez parabéns pelo texto tão lucido e esclarecedor para aqueles que se acham incompetentes para administrar seus recursos.

    Tenho acompanhado sempre o seu blog pois como já te disse você é um dos educadores do mercado que mais admiro.

    Sucesso e um grande abraço.

    Jose Americo

  3. Tiago Lima 24 de novembro de 2014 at 19:13 - Reply

    É fácil discernir quem quer ensinar e quem quer te vender, leio todos os artigos que você publica, e nunca recebi um e-mail seu me pedindo dinheiro ou me oferecendo um produto, ao contrário disto comprei seus ”Livros Negros” por livre e espontânea vontade e recomendo todos eles.

    Parabéns pelo trabalho brilhante, sem dúvida um conteúdo de altíssima qualidade.

    • Leandro Ávila 24 de novembro de 2014 at 20:57 - Reply

      Olá Tiago, muito obrigado. O interesse das pessoas pelos meus livros é uma consequência dos resultados que elas já estão colhendo com o conteúdo que publico gratuitamente. Mesmo quem não tem condições de investir na própria educação, pode aprender muito, pois basta investir tempo aprendendo neste e em outros sites de educação financeira. Um abraço!

  4. Magno Carlos 24 de novembro de 2014 at 19:24 - Reply

    Leandro, realmente nunca vi ninguém nem na internet, nem pessoalmente como você! Te considero um pessoa realmente libertadora! Usada por Deus para fazer o bem! Parabéns por mais este trabalho. Realmente eu reparo muito nas pessoas e o que você falou sobre alguns autores, em seus livros dá para perceber realmente quem é independente e quem não é! Sei muito pouco, mas o pouco que aprendi está me dando condições de analisar bem melhor! E tenho aprendido muito com você. Obrigado meu amigo! Um forte abraço.

    • Leandro Ávila 24 de novembro de 2014 at 20:44 - Reply

      Olá Magno, muito obrigado por suas palavras. Eu só faço aquilo que todos deveriam fazer. Fico feliz sabendo que você já colhe os frutos do que aprendeu. Parabéns!

  5. McBrite 24 de novembro de 2014 at 19:27 - Reply

    Muito bom, é isso aí ! Vejo essa propaganda direto e me lembro da furada que é perguntar para seu gerente onde investir suas economias, a propaganda ilustra bem o problema só que dá a solução errada. Hehehe

    • Leandro Ávila 24 de novembro de 2014 at 20:35 - Reply

      Olá McBrite. No final do ano os bancos aumentam seus investimentos em publicidade. A maioria está focada em vender planos de previdência privada. Como o alvo da crítica final deste comercial é o mercado imobiliário e sabemos que o brasileiro costuma comprar imóveis pensando na aposentadoria (para locação), acredito que o objetivo é vender planos de previdência.

  6. Vanessa Sousa 24 de novembro de 2014 at 19:56 - Reply

    Belissimo este artigo, são ações como esta que transforma o mundo.

    Parabens.

  7. Reynario 24 de novembro de 2014 at 20:00 - Reply

    É lendo esses artigos do clube dos poupadores que fico cada dia mais estimulado a ler sobre finanças, estudar todo material q encontro para poder investir por conta própria. Parabéns Leandro

  8. ozemir 24 de novembro de 2014 at 20:45 - Reply

    Ótimo texto Leandro!

  9. Luis3ls 24 de novembro de 2014 at 21:35 - Reply

    Mais uma vez arrebentou. Parabéns

  10. Felipe 24 de novembro de 2014 at 21:39 - Reply

    Leandro, como sempre um excelente texto, porém gostaria de fazer uma pequena correção: Blaise Pascal foi um dos maiores físicos e matemáticos que já existiu e é bem verdade que todo àquele que contribuía nestas duas áreas era considerado filósofo, mas neste caso as contribuições de Pascal na Matemática conferem ao mesmo a inegável titulação de Matemático e não Filósofo.

    • Leandro Ávila 24 de novembro de 2014 at 21:50 - Reply

      Oi Felipe. É que na verdade Pascal trabalhou em várias vertentes. Temos o Pascal matemático, Pascal filósofo e até o Pascal teólogo. Isto era muito comum no passado.

    • Ronne 25 de novembro de 2014 at 8:10 - Reply

      Leandro está certo, Felipe. Pascal não foi só matemático. Na verdade, raro era ter algum estudioso que fosse puramente físico ou matemático. Antes do iluminismo todo grande estudioso se aventurava por várias áreas do conhecimento da época. Newton, por exemplo, escreveu também sobre teologia. Só para ilustrar.
      A propósito, parabéns mais uma vez, Sr. Leandro Ávila, pelo excelente artigo.

      • Leandro Ávila 25 de novembro de 2014 at 12:04 - Reply

        Olá Ronne. O interessante é que no passado os grandes estudiosos tentavam conectar ciências tão diferentes, eles tinham uma visão do todo ou procuravam esta visão. Hoje as ciências são estudadas de forma isolada. Os cientistas de hoje parecem cegos em volta de um elefante. Cada um apalpa uma parte diferente e descreve esta parte como algo diferente das demais. Estão todos tentando entender o todo através do estudo isolado das partes. Aqui eu me esforço para mostrar que as questões financeiras não estão limitadas na matemática financeira. A matemática, as taxas de juros e as planilhas são só a ponta do iceberg.

  11. gabriela 24 de novembro de 2014 at 21:53 - Reply

    Olá leandro
    Excelente texto. Como já lhe escrevi ,para mim vc é o melhor educador financeiro do Brasil. Estudando, participando de webinarios, comprando e-books percebo que muitos, ainda que se digam educadores querem mesmo é ganhar dinheiro. Graças ao estudo hoje já separo o joio do trigo.

  12. Armando 25 de novembro de 2014 at 7:27 - Reply

    Olá Mestre desde os seus primeiros artigos eu já havia captado sua mensagem, obrigado por mudar e ampliar meus conhecimentos em finanças.

    • Leandro Ávila 25 de novembro de 2014 at 12:06 - Reply

      Eu que agradeço Armando por você acompanhar o projeto.

  13. Eliane 25 de novembro de 2014 at 8:08 - Reply

    Muito bom mesmo. Parabéns não só por este artigo, mas por todos. São sempre claros, objetivos e motivadores.
    A cada dia aprendo mais e sinto muita vontade de mudar minha vida financeira.
    Um grande Abraço.

    • Leandro Ávila 25 de novembro de 2014 at 12:06 - Reply

      Obrigado Eliane, continue lendo, estudando e aprendendo. A educação é um processo lento. Ela precisa de motivação para acontecer. Parabéns, você está no caminho certo.

  14. Francis 25 de novembro de 2014 at 9:56 - Reply

    Mas, como temos certeza que tudo isso também não é apenas uma forma de vender os “livros recomendado” e lucrar ?

    • Leandro Ávila 25 de novembro de 2014 at 11:50 - Reply

      Olá Francis, Os artigos que publico no Clube dos Poupadores, além de ajudar as pessoas, também divulgam o trabalho que faço como educador e isto é algo que faço questão de deixar claro. É tirando as pessoas da ignorância que mostro o que sei fazer. Você deve ter percebido que no final de todos os artigos existem links para os livros que já escrevi do lado da minha foto. As pessoas que gostam das lições que publico aqui gratuitamente adquirem meus livros ou os livros e cursos de outros autores que tiveram meu apoio durante a produção ou divulgação de seus materiais de educação. Estas pessoas estão colaborando para manter o Clube dos Poupadores no ar totalmente gratuito. Talvez você não tenha lido a página “sobre” onde falo deste projeto e deixo claro que tudo que escrevo aqui será a base de um livro sobre educação financeira que estou escrevendo. Talvez não tenha percebido que todo conteúdo do livro está sendo doado através dos artigos que publico aqui com acesso livre (incluindo as planilhas). No futuro todo conteúdo do Clube será parte de um livro que será vendido, só que o projeto continuará gratuito. Por isto deixo claro no final do artigo que as pessoas que possuem tempo e não possuem dinheiro podem aproveitar o tempo que possuem para estudar gratuitamente. Eu e a maioria dos autores que possuem livros e cursos que divulgo também realizam um trabalho gratuito de produção de conteúdo, pois não possuem espaço na mídia para divulgar o que fazem e por isto ajudam as pessoas primeiro e com isto divulgam o trabalho que fazem. Já as pessoa que não tem tempo podem adquirir livros e cursos para aprenderem de forma mais rápida, para terem acesso ao suporte pessoal do autor e ao conteúdo organizado nos formatos de livro ou curso. Se você faz parte de alguma outra profissão destas que citei no artigo e se sentiu ofendido, me desculpe, eu não tenho nada contra você (pessoalmente) e entendo que o artigo possa ter te deixado incomodado. Só que isso é só o começo, já que as pessoas não precisam comprar os meus livros para aprenderem como podem se defender de profissionais que abusam da ignorância dos outros. Um abraço!

  15. Marcos Armani 25 de novembro de 2014 at 12:36 - Reply

    Mais um belo artigo, parabéns.
    Concordo que cada um deve entender e percorrer o seu caminho financeiro, estando qualificado a investir onde considerar mais lucrativo. No entanto encontro pessoas de vários níveis de cultura com pouco ou bastante dinheiro para investir, porém não sabem onde começar. “O que move o mundo são as perguntas e não as respostas”, se jamais me perguntarem, jamais iria recomendar os bons artigos daqui.
    Por isso concordo que cada um deve percorrer seu caminho, e achei fundamental o comentário do Seiiti Arata, complementando que boas fontes podem te direcionar e mostrar novos caminhos, tal como o Clube dos Poupadores.

    • Leandro Ávila 25 de novembro de 2014 at 12:40 - Reply

      Obrigado Marcos Armani. Seiiti é um grande educador que atua em diversas áreas.

  16. Henrique 25 de novembro de 2014 at 14:12 - Reply

    Olá Leandro, parabéns por mais um texto brilhante! O Clube dos Poupadores foi uma das grandes ideias que surgiram.

  17. Rodrigo Souza 25 de novembro de 2014 at 15:33 - Reply

    Se você for correntista do BB e tem a partir de 30k pra investir, eu respondo mesmo sem perguntar: invista no LCA do BB. 84% do CDI sem taxas, sem carência, sem IR, com resgate automático (opcional) e liquidez diária. Coloque seu dinheiro todo lá ao invés da poupança e estude as demais opções com mais calma.

  18. A. Rossi 25 de novembro de 2014 at 16:02 - Reply

    A essência: “O melhor e o primeiro investimento que você deve fazer é na sua educação financeira para que você nunca mais precise pedir a opinião dos outros sobre o seu dinheiro.”

    Uma pena muitos não terem nem dinheiro para investir em própria educação. Acham que irão conseguir se livrar das dividas fazendo o que sempre fizeram.. e não percebem que foi justamente este conhecimentos e hábitos que lhe causaram a divida financeira.

    • Leandro Ávila 26 de novembro de 2014 at 2:09 - Reply

      Oi Rossi. Obrigado por deixar seu comentário. Hoje existem muitas fontes de informação gratuitas. As pessoas precisam de motivação, precisam que alguém mostre que existem caminhos que podem ser trilhados.

  19. CORNELIUS OKWUDILI EZEOKEKE 25 de novembro de 2014 at 16:31 - Reply

    Parabéns Leandro,muito fascinante esse trabalho,além de gratificante ! Continue nesse caminho pois o resultado é ter podido ajudar muitas pessoas que precisam(que nem Eu !) Obrigado!!!

  20. Ademir Tenfen 26 de novembro de 2014 at 0:47 - Reply

    Parabéns Leandro Ávila!
    Como em todos os teus artigos, muito bem colocada a questão daqueles que estão sempre te encaminhando links e outras coisas mais para fazer você comprar as recomendações deles. Você é um educador financeiro, que ensina a pescar, enquanto outros usam técnicas e artimanhas de venda na internet para vender o peixe deles.
    Parabéns, leio todos os teus artigos e recomendo para quem quer se educar financeiramente e aprender a andar com as próprias pernas.
    É isso que defendo!

  21. Isaias Santos 26 de novembro de 2014 at 9:24 - Reply

    Parabéns Professor, fico muito feliz em saber que tem alguém falando o estamos precisando ouvir, e não o que é do interesse deles, é muito difícil achar uma pessoa com o seu cabedal de conhecimento, e tenho certeza que as suas aulas me pouparão muita dor de cabeça, já comecei a falar sobre o senhor na minha faculdade de Administração. Obrigado, é um prazer receber seus e-mails.

    • Leandro Ávila 26 de novembro de 2014 at 11:51 - Reply

      Olá Isaias, muito obrigado, fico feliz por colaborar.

  22. Mauro 26 de novembro de 2014 at 10:44 - Reply

    Perguntar onde eu devo investir é tão ruim quanto perguntar o que faço da minha vida, afinal de contas a vida é sua, só você sabe o que lhe será favorável. O que é bom para um não é necessário para outro.
    O importante, como é afirmado aqui, é buscar o caminho, ou seja, estudar. Só assim é que você e somente você poderá tomar a melhor decisão para a sua vida financeira.

    • Leandro Ávila 26 de novembro de 2014 at 11:50 - Reply

      Olá Mauro, exatamente. É o autoconhecimento e a autoresponsabilidade.

  23. Alessandro 26 de novembro de 2014 at 11:39 - Reply

    Descobri o site hoje, muito bom! Acessarei diariamente para obter mais informações.
    Eu tenho um pouco de dinheiro na poupança, pretendo aprender mais sobre finanças e conseguir uma estabilidade financeira.

  24. Prof. Elisson de Andrade 26 de novembro de 2014 at 13:16 - Reply

    Como EU queria ter escrito esse artigo. Que inveja boa desse meu ídolo e amigo. Continue espalhando boa educação financeira que a população brasileira agradece. Abração….

  25. Paulo 3 de dezembro de 2014 at 14:53 - Reply

    Leandro, qual o material que você indica para aprender a investir em renda variável, ações e etc (desde o iniciante até o avançado)? Abraço.

  26. Washington Silva 7 de dezembro de 2014 at 15:01 - Reply

    Olá Leandro,
    Excelente artigo! Suas postagens são sempre de ótima qualidade e com uma linguagem muito fácil de compreender! Sempre faço questão de visualizar suas matérias e inclusive já comprei um produto indicado por você.
    Abraço!

    • Leandro Ávila 8 de dezembro de 2014 at 7:48 - Reply

      Oi Washington, parabéns por estar investindo na sua educação financeira. O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele. Parabéns!

  27. Vanessa 21 de dezembro de 2014 at 20:09 - Reply

    Oi.Resolvi aprender a me educar financeiramente e estou cada vez mais consciente da importância que isso me proporciona não só no presente como futuramente, porem ainda estou com muitas dificuldades relacionadas a qual investimento fazer e em qual banco.Por favor me ajudem.

    • Leandro Ávila 21 de dezembro de 2014 at 23:40 - Reply

      Olá Vanessa, o desejo de aprender já é um grande passo. Aprender é um processo. Você não vai aprender do dia para a noite. Existem muitas opções de investimento e você deve aprender e se informar sobre cada um delas. Recomendo que crie o hábito de ler sobre educação financeira e não tenha pressa. Existem livros, cursos, muito conteúdo que você pode e deve aprender aos poucos.

  28. leonardo 13 de janeiro de 2015 at 19:46 - Reply

    Muito show , parabéns

  29. Conrado Navarro 20 de janeiro de 2015 at 20:45 - Reply

    Leandro, que belo artigo! Meus parabéns e obrigado por iluminar a área com sabedoria, humildade e muita energia para criar conteúdo gratuito de qualidade e tão transformador. O Brasil ganha com você e sua decisão. Faço minhas as palavras dos demais amigos e leitores que comentaram: você manda muito bem! Sucesso em todos os seus projetos, hoje e sempre! Forte abraço de um profissional que o admira muito.

    • Leandro Ávila 20 de janeiro de 2015 at 22:53 - Reply

      Olá Conrado. Muito obrigado. Fiquei muito feliz com seu comentário. Já faz bastante tempo que acompanho seu trabalho no Dinheirama, muito obrigado por todo conteúdo que já publicou e continua publicando. Obrigado pela enorme quantidade de pessoas que você já ajudou na internet e através dos seus livros. Um grande abraço e muito sucesso! 🙂

  30. Jocélio 20 de janeiro de 2015 at 20:46 - Reply

    Risos… acabei de fazer esse tipo de pergunta ao ler outro artigo seu. Mas tá valendo, pois como já dito acima, são as perguntas que movem o mundo. Por isso concordo em parte com a opinião expressada no artigo. Afinal, com educação, saberemos onde NÃO investir ao perguntarmos pra nosso gerente de banco. Perguntar, às vezes, é útil. Parabéns!!

    • Leandro Ávila 20 de janeiro de 2015 at 22:59 - Reply

      Oi Jucélio. Você pode até perguntar. O problema é aceitar a resposta sem entender o que motiva quem responde. Só você pode defender seus próprios interesses, ninguém mais pode cuidar melhor do seu dinheiro que você mesmo. É muito importante aprender como funciona cada investimento e perguntar sobre isto. A decisão de investimento deve ser sempre do dono do dinheiro.

  31. Wagner 3 de fevereiro de 2015 at 20:29 - Reply

    Caro Leandro, nunca tive educação financeira e já paguei e ainda pago muito caro por isso, literalmente. De alguns meses para cá comecei a estudar o assunto e já mudei muito meu comportamento. Conheço a maioria dos sites brasileiros sobre o assunto e posso dizer que o seu é o primeiro na minha ‘top’. Parabéns e muito obrigado!
    Aconteceu hoje exatamente isso que este artigo fala comigo. Procurei um corretor da XPI para investir em LCI/LCA e caí na bobagem de perguntar sobre investimentos para aposentadoria que les tinham. Um doce se adivinhar o que me ofereceu até babando…
    Grande abraço.

    • Leandro Ávila 4 de fevereiro de 2015 at 0:55 - Reply

      Oi Wagner. As empresas que operam planos de previdência privada oferecem ótimas remunerações para quem consegue clientes. Parabéns por buscar conhecimento, por querer aprender mais sobre como cuidar do seu dinheiro sem depender dos outros.

  32. Stella 3 de março de 2015 at 14:25 - Reply

    Boa tarde, Leandro!

    Assinei seu site há algum tempo e tenho gostado muito do conteúdo que você passa. Às vezes considero até muita informação pra quem é leiga no assunto como eu. Enfim… recentemente vendi um imóvel e fiz o investimento que me indicaram. Apliquei 2mil em fundos de ações da Petrobrás, 80mil em LCI, e ainda deixei uma pequena quantia na Poupança Comum, todos pela CEF. Assim que vencer o prazo de 60 dias obrigatórios de espera, o que você me sugere fazer? Quero investimento a médio e longo prazo. Porém com tantas mudanças na economia do país não sei mais qual aplicação se tornou mais segura e vantajosa. Desde já agradeço o auxílio. E mais uma vez, parabéns pelo site!

    • Leandro Ávila 3 de março de 2015 at 16:28 - Reply

      Oi Stella. Eu recomendo que você invista em você mesma para deixar de ser leiga. Na da pior para a sua vida financeira do que depender da opinião dos outros sobre o que fazer com o seu dinheiro. Investir em ações da Petrobras foi um péssimo negócio, dependendo de quanto tempo você pretende manter este dinheiro investido. Já escrevi um artigo falando o que está acontecendo na Petrobras. Recomendo dedicar algum tempo estudando sobre títulos públicos ou até fazendo cursos e lendo livros sobre educação financeira e investimento de tal forma que você comece a deixar de ser leiga sobre o assunto. É uma necessidade básica nos dias de hoje. Dedicamos muito tempo da nossa vida aprendendo como ganhar dinheiro em nossas profissões e não percebemos a importância de aprender como cuidar do dinheiro depois que ele está no nosso bolso. Na verdade o sistema nos estimula a achar tudo difícil pois eles é que querem cuidar do nosso dinheiro.

  33. danielle 3 de abril de 2015 at 21:52 - Reply

    Hoje venho aqui apenas para te agradecer! Conheci seu site há alguns meses, mas confesso que tb fiz a clássica pergunta : ” onde acha que devo investir? “.
    A sua resposta me motivou a estudar e de lá para cá venho lendo seus artigos e aprendendo um pouquinho porvez. Ainda não tenho condicoes de decidir onde aplicar, como pulverizar, etc, mas sei que sou uma pessoa um pouco mais educada financeiramente do que ontem….
    Obrigada.

  34. Ailton 7 de junho de 2015 at 0:06 - Reply

    Na seção “apenas a educação liberta” você fale de pessoas como eu: Não tenho dinheiro para investir no momento em títulos públicos ou similares, tampouco em bons livros sobre educação financeira. Todavia, tenho algum tempo disponível para revirar a net e encontrar assuntos úteis como os que são tratados no seu blog. Leio seus artigos a cerca de uma semana, durante anos, esses assuntos era tudo que eu desejava ouvir, ler com essa profundidade e excelente detalhamento. Informações desse tipo estão por aí, porém ocultos devido ao entretenimento agressivo, marketing impiedoso. No youtube, facebook, twitter, idem, idem e idem tem bobagens de montão. Ao saber de assuntos relevantes, as pessoas parecem não se importar em disseminar a informação, no quisito “seu dinheiro” mais ainda. Portanto, parabéns a você sir Ávila pelo seu trabalho. Espero que você alcance seus objetivos e lembrando que o objetivo maior ( visa a educação financeira do internauta) certamente é alcançado quando alguém ler seus artigos e percebe que precisa prestar mais atenção sobre o que ele sabe sobre finanças.

  35. Helena 11 de junho de 2015 at 20:25 - Reply

    Leandro primeiramente gostaria de te parabenizar pelos conteúdos publicados! Adoro ler os emails do Clube dos Poupadores. Voce disponibiliza as informações sem pretensão de vender produtos e ao mesmo tempo viabiliza acesso a outros meios de informações e cursos disponíveis no mercado. Gostaria muito de ouvir sua opinião sobre fundos imobiliários os FII’s e quais os seguimentos que continuarão a crescer independente da economia brasileira. Obrigada! …

  36. Rafael 20 de julho de 2015 at 10:16 - Reply

    Olá, Leandro! Parabéns pelo artigo. Há alguns dias descobri o seu conteúdo aqui do Clube dos Poupadores e, desde então, não parei de ler suas aulas/artigos! Estava procurando estudar e me informar mais sobre finanças pessoais e investimentos e me deparei com estes livros gratuitos produzidos pela CVM: http://www.portaldoinvestidor.gov.br/publicacao/LivrosCVM.html#TOP. Parecem ser muito completos e um material de referência para quando surgir aquela dúvida. Você já os conhece? Você os recomenda? Obrigado e um abraço.

    • Leandro Ávila 20 de julho de 2015 at 17:06 - Reply

      Sim Rafael, conheço os livros. São todos muito superficiais e repletos de teorias. Não leva o leitor para a prática. A linguagem também não é simplificada pensando no iniciante.

  37. Gabriel 23 de setembro de 2015 at 12:47 - Reply

    Olá Leandro como vai ? ! Eu não sei nada sobre investimentos do governo, apenas invisto meu dinheiro no cdb. Gostaria de saber qual investimento é melhor eu investir. E se possível existe algum artigo ou site para iniciantes nesses investimentos ? Parabéns pelo trabalho.

  38. Tarcila 25 de setembro de 2015 at 11:46 - Reply

    Nossa! Que artigo maravilhoso. Descobri que não quero ser consultora financeira, e sim educadora financeira. Este é meu objetivo, e seu artigo me motivou ainda mais. Obrigada e parabéns por compartilhar seus conhecimentos.

    • Leandro Ávila 25 de setembro de 2015 at 13:51 - Reply

      Obrigado Tarcila. Existe um país inteiro para você educar. Seja bem-vinda.

  39. Carlos 11 de novembro de 2015 at 18:42 - Reply

    Tenho conta na XP assim como você, a minha conta abri faz uns seis meses pensando primeiramente em renda fixa, acredito que todos tem um assessor em sua conta, a minha dúvida é se realmente é obrigatório nós termos um assessor, e consigo negociar melhores taxas do que aquelas que estão na plataforma? Você já tentou? Pergunto porque sei que o assessor tem uma certa porcentagem do valor que nós investimos.

    • Leandro Ávila 11 de novembro de 2015 at 19:32 - Reply

      Oi Carlos. Todos possuem um agente ou um assessor de investimentos. Não custa nada perguntar se ele consegue taxas melhores. Já fiz investimentos que não estavam na plataforma, mas eu prefiro fazer pela plataforma.

  40. Rodrigo 26 de janeiro de 2016 at 3:30 - Reply

    Novamente parabéns! Excelente artigo!

  41. Luiz Octávio Reis 29 de janeiro de 2016 at 15:11 - Reply

    Ótimo texto Leandro! Realmente o marketing serve para causar o desejo por algo, mesmo sendo mentira. Se perguntarmos ao nosso gerente o que fazer com nosso dinheiro, ele usará do marketing para vender as melhores opções de seu banco para “bater” a meta do mês. Só isso. Mesmo sendo tudo mentira as melhores opções são para o banco e não para quem investe.

    Faz parte do jogo. Nós é que devemos nos informar mais e decidirmos onde investir. Pergunte a você mesmo: onde eu gostaria de investir? Onde arriscaria mais e onde ficarei mais seguro?

    Decida e invista. Não perca tempo. 2016 é o ano para quem tem dinheiro. Não guarde. Aumente.

    ; – )

  42. Renato de Freitas 30 de janeiro de 2016 at 18:06 - Reply

    Parabéns Leandro Ávila, excelente trabalho. durante muito tempo tive serias dificuldades em minha vida financeira, era “afobado” e recorria sempre a bancos, empréstimos e afins para conseguir alguns objetivos, mas quando tive um problema de saúde na família, vi minha vida financeira cair ainda mais no buraco. naquele momento resolvi dar a volta por cima, passei a pesquisar na internet sobre o assunto e estudar, até me deparar com seu trabalho que tenho acompanhado a pouco tempo, mas tem me ajudado muito. hoje graças a Deus minha vida financeira está melhor, inclusive com alguns investimentos ainda tímidos. Obrigado!!!!

    • Leandro Ávila 21 de março de 2016 at 21:56 - Reply

      Oi Renato. Obrigado Renato, parabéns por buscar conhecimento.

  43. Marcela 2 de fevereiro de 2016 at 10:27 - Reply

    Bom dia Leandro, conheci seu site através do meu irmão, pois estamos pesquisando o que investir com nossas economias. Estou adorando! Parabéns pelo trabalho.

    • Leandro Ávila 21 de março de 2016 at 21:57 - Reply

      Oi Marcela. Agradeça seu irmão por ter recomendado o site. Seja bem-vinda.

  44. Júlio Silva 21 de março de 2016 at 12:23 - Reply

    Já faz um tempo que te acompanho por aqui, e inclusive me cadastrei para receber sempre os seus e-mails.
    Quero lhe agradecer por dedicar parte do seu tempo (que é limitado como o de todos), para compartilhar seus conhecimentos. Muito, muito, mas muito obrigado mesmo Leandro! Que Deus sempre intervenha a favor da sua felicidade!!
    Precisamos de mais pessoas assim, estudo para um dia quem sabe poder semear como você!

    Forte abraço!

  45. Ana Faria 1 de abril de 2016 at 11:35 - Reply

    Olá, Leandro,
    Parabéns pelos seus excelentes artigos! Acompanho o Clube dos Poupadores há pouco tempo, mas li por volta de 100 artigos dos mais de 200 publicados, sou extremamente fã do seu trabalho, adquiri seus 3 últimos livros.
    Há alguns dias, verifiquei que os links não estão mais disponíveis na guia “Sobre”. Como posso visualizar os links através do blog?
    Muito obrigada!

    • Leandro Ávila 1 de abril de 2016 at 11:41 - Reply

      Oi Ana, todo conteúdo do clube dos poupadores estão divididos em categorias que você pode acessar clicando em “Aulas” no menu superior e depois clicando na categoria desejada.

  46. Priscila Monteiro 13 de junho de 2016 at 14:41 - Reply

    Mas por onde eu começo a aprender?Tenho dinheiro investido e sinto que estou perdendo tempo e oportunidades por não saber como começar.

    • Leandro Ávila 26 de dezembro de 2016 at 14:05 - Reply

      O Priscila. Você pode começar gratuitamente aqui no Clube dos Poupadores. Temos inúmeros artigos. Outro bom começo é através da leitura ou de cursos. Aqui mesmo temos recomendações de cursos e existe minha série de livros sobre reeducação financeira e investimentos. Invista na sua educação, pois é o único investimento que vai garantir sua independência e liberdade de ação.

  47. Emylli Sousa 4 de julho de 2016 at 13:59 - Reply

    Boa tarde.

    Leandro, parabéns pelo seu trabalho, o seu blog é o único que conheço que deixa transparecer tanta verdade nas palavras.
    Tenho 22 anos e a pouco tempo comecei a estudar sobre investimento, mais ultimamente me sinto em um circulo, onde rodo e rodo e não consigo chegar a lugar algum, e me pergunto por onde começar a investir de fato,
    Leandro, você como educar qual conselho daria a uma pessoa que está iniciando seus estudo, e por onde devo começar?
    Obrigada.

    • Leandro Ávila 26 de dezembro de 2016 at 14:03 - Reply

      Oi Emylli. Com 22 anos eu recomendo que o seu principal investimento seja em você mesma. Cada R$ que você investir na sua educação, no desenvolvimento de novas habilidades, e experiência profissional devem refletir positivamente em toda sua vida.

  48. Bia Campinas 29 de agosto de 2016 at 15:39 - Reply

    Conheci o Clube dos poupadores hoje e estou encantada com o conteúdo super completo. Com certeza já entrou para meus favoritos sobre educação financeira/finanças.
    É sua terceira publicação que leio em seguida hoje, rs. Parabéns pelo conteúdo, libertar as pessoas da ignorância financeira com certeza é um trabalho muito recompensador pessoalmente falando.

    Abraços Bia

  49. Dempsey Gomez 26 de dezembro de 2016 at 13:32 - Reply

    Olá Leandro, achei bem coerente essa postagem, e olha que trabalho em um banco. Trabalho renegociando operações de clientes que buscam readequar a sua capacidade financeira, muitas vezes, com alto grau de comprometimento de seus salários. E isso, muitas vezes é só a ponta do iceberg, pois eles tem outros compromissos financeiros em outras instituições, fora as contas e despesas do dia-a-dia. Então, ajudar eles com, pelo menos, a situação financeira no banco me dá uma satisfação pessoal grande, por mais que ouça de alguns seu descontentamento de ficar com o acesso restrito às linhas de crédito do banco em virtude dessas renegociações. Por isso, estou com um projeto pessoal de poder auxiliar essas e outras pessoas em relação à educação financeira para SUAS VIDA e não só para um pedaço dela e estou atrás de cursos, couch ou mesmo materiais que possam me auxiliar na minha própria formação e agradeceria muito se pudesse me auxiliar.

    • Leandro Ávila 26 de dezembro de 2016 at 14:01 - Reply

      Oi Dempsey. Parabéns por sua preocupação com as pessoas. Desejo muito sucesso no seu projeto pessoal.

  50. Alexandre Nobre 10 de janeiro de 2017 at 15:17 - Reply

    Boa tarde Leandro,
    Cara sei que essa pergunta é difícil de responder, mas vc conhece algum consultor que possa me dar uma ajuda e que não cobre “um rim” pra orientar pessoas?
    Eu tenho um valor modesto, mas gostaria de tentar aplicar esse valor e usar os juros para compor minha renda em uma cidade no interior de SP, pra onde eu pretendo me mudar em breve. pode me dar uma ajuda nesse sentido?

    • Leandro Ávila 13 de maio de 2017 at 12:06 - Reply

      Oi Alexandre. Você vai precisar tomar decisões sobre o que fazer com o seu dinheiro pelo resto da vida. A melhor coisa a fazer é aceitar a ideia de que você precisa investir na sua educação financeira para ter a liberdade de tomar decisões sem depender de ninguém.

  51. Vanessa 28 de abril de 2017 at 14:08 - Reply

    Maravilhoso !

  52. TH 10 de maio de 2017 at 22:52 - Reply

    Cheguei a tempo de ler esse trecho:
    “Se você está perguntando ou já fez esta pergunta no passado e seguiu o conselho dos outros, pare o que está fazendo. Ou você já está perdendo dinheiro ou está prestes a perder.”

    Ainda bem que não cheguei a investir nada. Esse site me salvou de uma furada (De iniciante, leigo, e com uma bela quantia pra começar a administrar)

    Site sensacional!!!
    Parabéns pelo excelente trabalho.
    E obrigado mais uma vez rs.

    • Leandro Ávila 13 de maio de 2017 at 12:04 - Reply

      Oi TH, continue estudando. Isso que vai fazer a diferença.

Leave A Comment

Share this

Compartilhe com um amigo